Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolPessoas

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Cuba lamenta 32 soldados mortos em ataque dos EUA à Venezuela

Cuba recebe corpos de 32 soldados mortos em ataque dos EUA à Venezuela, em meio a tensões diplomáticas e protesto previsto diante da embaixada dos EUA

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Cuba mourns 32 soldiers killed in US attack on Venezuela
0:00
Carregando...
0:00
  • Cuba recebe, nesta quinta-feira, os restos de 32 soldados mortos no ataque dos EUA a Caracas e na captura do presidente Nicolás Maduro.
  • As urnas com as bandeiras cubanas chegam ao Aeroporto Internacional de Havana, em cerimônia conduzida pelo presidente Miguel Díaz-Canel e pelo ex-líder Raul Castro.
  • O General Lazaro Alberto Álvarez disse que os militares representam o compromisso de Cuba com a pátria e aliados.
  • Maduro, de 63 anos, e a mulher, Cilia Flores, foram transferidos para os Estados Unidos, onde o venezuelano está detido em um centro em Nova York sob acusações de tráfico de drogas.
  • As tensões entre EUA e Cuba aumentam após declaração de Donald Trump de cortar petróleo e recursos enviados a Cuba, e uma marcha está marcada diante da embaixada dos EUA na sexta-feira.

Cuba recebeu na quinta-feira os restos de 32 de seus soldados, mortos em combate durante o ataque dos EUA à Venezuela e na captura do presidente Nicolás Maduro. As cerimônias tiveram homenagem aos militares, vistos como heróis nacionais, com os corpos chegando em caixões cobertos pela bandeira cubana.

Os militares atuavam nas forças armadas e órgãos de inteligência de Cuba. Não ficou claro quantos dos falecidos protegiam Maduro ou se houve mortes de cubanos em outros setores do conflito. O governo cubano informou anteriormente que 32 cidadãos morreram no ataque.

A cerimônia, realizada no aeroporto internacional de Havana, contou com a presença do presidente Miguel Díaz-Calç, do ex-líder Raul Castro e de altas autoridades militares. Um grupo de oficiais destacou o compromisso de Cuba com a pátria e seus aliados.

Tensões crescentes entre EUA e Cuba

Um carro de água levou os corpos ao Ministério das Forças Armadas, em um trajeto pela avenida principal da capital, onde milhares prestaram homenagens. Maduro, de 63 anos, e a mulher dele, Cilia Flores, teriam sido capturados por forças americanas em Caracas no fim de semana e trazidos aos EUA, onde Maduro aguarda sua audiência em Nova York sob acusação de tráfico de drogas.

As relações entre EUA e Cuba se agravaram após o anúncio do presidente Donald Trump de cortar o petróleo e financiamentos venezuelanos que chegariam à ilha, segundo ele, se Cuba não negociasse. Díaz-Canel reagiu, ressaltando que Cuba defenderá seu território até o fim.

O governo cubano anunciou ainda uma marcha de protesto para sexta-feira, diante da embaixada dos EUA, em repúdio à suposta agressão na Venezuela.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais