Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolPessoas

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Políticos noruegueses dizem que premiar Trump com Nobel da Paz é absurdo

Líderes na Noruega consideram absurda a entrega da medalha de Nobel a Donald Trump, alertando para danos à reputação do prêmio

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
María Corina Machado presented Donald Trump with her Nobel peace prize medal on Thursday, but the Nobel’s organisers said the prize ‘cannot be revoked, shared or transferred’. Photograph: Daniel Torok/The White House/Reuters
0:00
Carregando...
0:00
  • Maria Corina Machado entregou a medalha do Nobel da paz a Donald Trump na Casa Branca, “em reconhecimento” ao que ela chamou de seu compromisso com a liberdade.
  • O Nobel Peace Center disse que a medalha pode mudar de dono, mas o título não pode ser transferido; organizadores já tinham informado que o prêmio não pode ser revogado, compartilhado ou transferido.
  • Líderes políticos na Noruega criticaram a decisão, chamando-a de absurda e dizendo que Trump é um “show-off” que se apropria de reconhecimentos alheios.
  • Trump afirmou, em rede social, que Machado lhe entregou a medalha como gesto de respeito mútuo.
  • Machado recebeu o Nobel em Oslo no mês passado, após viagem secreta da Venezuela; desde então, Trump teria invadido a Venezuela e entregado o poder à vice-presidente Delcy Rodríguez.

Oitenta: políticos Norwegianos criticaram a decisão da oposicionista venezuelana María Corina Machado de entregar a medalha do Nobel da Paz a Donald Trump. O ato ocorreu no White House na última quinta-feira, após Machado receber o prêmio em Oslo no mês anterior.

Machado entregou a medalha a Trump em reconhecimento ao que chamou de compromisso dele com a liberdade na Venezuela. Horas depois, Trump publicou nas redes sociais que recebeu a medalha como gesto de respeito mútuo, ampliando a polêmica internacional.

O Nobel Peace Center afirmou que uma medalha pode mudar de dono, mas o título de laureado não pode ser transferido. Os organizadores do prêmio já haviam reiterado, quando Machado revelou a ideia, que o prêmio não pode ser revogado, compartilhado ou transferido.

Reação política na Noruega é veemente. Kirsti Bergstø, líder do Partido da Esquerda Socialista, tida como oposicionista, chamou o ato de absurdo e citou as ameaças de Trump sobre a Groenlândia para justificar a desaprovação. Outros críticos afirmaram que a decisão desvaloriza o prêmio.

Trygve Slagsvold Vedum, líder do Partido Centro, avaliou que o recebimento da medalha revela traços de personalidade de Trump, associado a vaidade ao se apropriar de reconhecimentos de terceiros. Críticos destacaram ainda que a situação pode impactar a imagem do Nobel.

Raymond Johansen, ex-prefeito de Oslo e atual secretário-geral da Norwegian People’s Aid, classificou o episódio como constrangedor e danoso ao prestígio do Nobel. Ele afirmou que a entrega pode favorecer narrativas políticas que desvirtuam o propósito do prêmio.

O Ministério das Relações Exteriores da Noruega não comentou o episódio, afirmando que o Nobel é independente do governo. O comitê Nobel não respondeu de imediato aos pedidos de posicionamento.

No White House, uma fotografia mostra Trump com a medalha exposta em uma moldura dourada, acompanhada de uma mensagem de reconhecimento à ação do presidente para a supressão de políticas venezuelanas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais