Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Delegado da PF Marcelo Ivo foi expulso dos EUA após prisão de Ramagem

Delegado da Polícia Federal é expulso dos Estados Unidos após prisão de Ramagem, sob acusação de contornar pedidos de extradição e prejudicar cooperação

Marcelo Ivo de Carvalho
0:00
Carregando...
0:00
  • Marcelo Ivo de Carvalho era delegado da Polícia Federal há mais de duas décadas e atuava como Oficial de Ligação da PF em Miami desde agosto de 2023, em cooperação com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
  • Em março de 2023, foi formalmente designado para a missão no exterior junto ao Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), em Miami, com atuação na área de cooperação internacional em segurança e imigração.
  • A designação foi prorrogada em março de 2025, estendendo sua atuação nos Estados Unidos a partir de 17 de agosto de 2025.
  • Os EUA ordenaram a saída de Marcelo Ivo, sob a acusação de ter tentado “manipular” o sistema de imigração, “contornar pedidos formais de extradição” e estender perseguições políticas ao território americano.
  • A medida ocorre após a prisão e posterior soltura do ex-deputado federal Alexandre Ramagem, condenado pelo STF por golpe de Estado, em operação associada à cooperação entre PF e autoridades norte-americanas.

Marcelo Ivo de Carvalho, delegado da Polícia Federal, foi expulso dos Estados Unidos após a prisão e soltura do ex-deputado Alexandre Ramagem. Ele atuava como Oficial de Ligação da PF em Miami desde agosto de 2023, em função de cooperação internacional na área de segurança.

Carvalho integrava a relação entre a PF e o Departamento de Segurança Interna dos EUA, com foco em imigração e combate ao terrorismo. Ao longo da carreira, ocupou cargos de destaque, como superintendente da PF na Paraíba (2022-2023) e delegado regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado em São Paulo (2018-2021). Em 2016, chefiou a PF no Aeroporto de Guarulhos.

A designação para a missão no exterior ocorreu formalmente em março de 2023, quando foi nomeado Oficial de Ligação junto ao Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA (ICE), em Miami. A função foi classificada como transitória, com possibilidade de prorrogação e acompanhamento de dependentes.

Em março de 2025, uma nova portaria estendeu a permanência de Carvalho por mais um ano, mantendo sua atuação a partir de 17 de agosto de 2025 no âmbito da cooperação internacional em segurança e imigração. A extensão não impediu a medida de expulsão posterior.

As autoridades americanas anunciaram a saída de Carvalho por meio do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado. O motivo indicado foi a suposta tentativa de manipular o sistema de imigração, contornar pedidos de extradição e estender perseguições políticas aos EUA, segundo a nota oficial.

A decisão ocorreu no contexto do caso envolvendo a prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem, condenado pelo STF por golpe de Estado e que fugiu para os EUA. A Polícia Federal brasileira haviaatestado a cooperação internacional na operação que resultou na prisão de Ramagem.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais