Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Zema responsabiliza Lula por ameaça de tarifa dos EUA ao Brasil

Zema culpa o governo Lula pela suposta inoperância na política externa diante da ameaça de tarifas dos EUA, defendendo aproximação com o Ocidente

Romeu Zema comemorou a decisão dos EUA de designar as facções criminosas PCC e CV como grupos terroristas - (crédito: ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A PRESS)
0:00
Carregando...
0:00
  • Romeu Zema (Novo) culpou o governo Lula pela ameaça de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, após investigação norte-americana.
  • A declaração foi dada em coletiva na Megaleite, em Belo Horizonte, na terça-feira, 2 de junho.
  • O ex-governador afirmou que a situação evidencia falhas na condução da política externa brasileira e criticou a proximidade com regimes autoritários.
  • Zema defendeu aproximação diplomática e comercial com países ocidentais, ressaltando as raízes europeias do Brasil.
  • O relatório norte-americano, divulgado em 1º de junho, propõe tarifas retaliatórias de 25% sobre produtos brasileiros, com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974.

O ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse nesta terça-feira (2/6) que a ameaça de tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros revela falhas na política externa do governo Lula. A declaração ocorreu durante coletiva na Megaleite, em Belo Horizonte.

Zema afirmou que a condução das relações internacionais mostra “inoperância” e “incompetência” do governo Lula. Segundo ele, o Brasil tem se aproximado de regimes não democráticos, o que, na avaliação dele, atrapalha a posição do país no Ocidente.

O ex-governador também defendeu uma reaproximação diplomática com países ocidentais. Em seu discurso, defendeu que o Brasil é parte do Ocidente e tem raízes na Europa, argumentando que o país estaria virando as costas a aliados tradicionais.

Contexto da investigação americana

Na segunda-feira (1º/6), o governo dos EUA concluiu uma investigação iniciada em julho do ano passado sobre práticas brasileiras. O relatório aponta que tais práticas seriam “irrazoáveis” e “oneram ou restringem o comércio dos EUA”.

A análise norte-americana, realizada sob a Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, propõe tarifas retaliatórias de 25% sobre produtos brasileiros. As medidas ainda dependem de deliberação em semanas seguintes.

Entre os pontos questionados estão políticas de comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais, combate à corrupção, proteção de propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais