Notícias

Moradores da Barra processam construção de templo religioso em terreno vizinho

Moradores do condomínio Mudrá Full Living temem uso religioso de terreno vendido por R$ 21,6 milhões na Avenida das Américas.

Terreno leiloado pela prefeitura na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca: moradores de condomínio próximo foram à Justiça para impedir instalação de templo religioso (Foto: Foto do leitor)

Terreno leiloado pela prefeitura na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca: moradores de condomínio próximo foram à Justiça para impedir instalação de templo religioso (Foto: Foto do leitor)

Ouvir a notícia

Moradores da Barra processam construção de templo religioso em terreno vizinho - Moradores da Barra processam construção de templo religioso em terreno vizinho

0:000:00

Por pouco, um leilão de um terreno na Avenida das Américas não ocorreu na última terça-feira (1º). Moradores do condomínio Mudrá Full Living temiam que o lote fosse destinado a um templo religioso e recorreram à Justiça para impedir a venda. A liminar que suspendia o leilão foi inicialmente concedida, mas posteriormente revogada, permitindo a realização do pregão com a condição de que o terreno não abrigasse atividades religiosas.

O conflito começou quando um potencial comprador consultou a prefeitura sobre a possibilidade de desenvolver um templo no local e recebeu uma resposta afirmativa da Superintendência Executiva de Patrimônio Imobiliário em maio. O escritório Contaiffer Mello e Inácio Advogados, que representa os moradores, argumentou que o terreno, doado em contrapartida urbanística, só poderia ser utilizado para fins comerciais ou educacionais.

A juíza Luciana Losada, da 13ª Vara de Fazenda Pública, acatou a argumentação e suspendeu o leilão. Em sua decisão, destacou que a venda para fins religiosos causaria um dano irreparável. No entanto, após a suspensão, o interessado em atividades religiosas perdeu o interesse no terreno. O leilão foi mantido e, no dia 1º, a juíza retificou sua decisão, permitindo a venda, desde que o uso do lote fosse garantido para outra finalidade.

O terreno, com 4.516 m², foi vendido por R$ 21,6 milhões a uma holding familiar. Localizado próximo à casa de eventos Ribalta, na Avenida das Américas 9.650, o lote foi um dos 49 disponíveis no leilão. A prefeitura não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela