Motos da PM e GCM recebem câmeras com reconhecimento facial e de placas
Câmeras em motos da PM e GCM de São Paulo visam identificar criminosos e coibir uso de placas falsas em crimes na cidade

Motocicleta com a placa BRA49CC circula por rua de São Paulo: combinação é a que mais aparece entre os itens adulterados flagrados na cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)
Ouvir a notícia:
Motos da PM e GCM recebem câmeras com reconhecimento facial e de placas
Ouvir a notícia
Motos da PM e GCM recebem câmeras com reconhecimento facial e de placas - Motos da PM e GCM recebem câmeras com reconhecimento facial e de placas
O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes entregaram, nesta segunda-feira (11), 100 câmeras que serão instaladas em motos da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo. Os equipamentos, que possuem reconhecimento facial e leitura de placas, visam combater crimes na cidade.
As câmeras serão conectadas à central do Smart Sampa e permitirão a identificação de suspeitos, veículos roubados e placas clonadas. Serão 50 câmeras em motos da PM e 50 na GCM, com planos de expansão nos próximos meses. Tarcísio explicou que o sistema de leitura de placas fará um confronto para verificar a autenticidade das informações, disparando alertas em caso de irregularidades.
Combate à Criminalidade
O uso de motocicletas em crimes, especialmente com placas falsas, é uma preocupação crescente. Em junho, foram registrados 5.579 flagrantes de placas falsas em São Paulo, com uma média de 185 ocorrências diárias. O prefeito Nunes destacou que muitos crimes, como roubos e furtos, são cometidos por motociclistas, frequentemente utilizando placas clonadas. Essas placas podem ser adquiridas facilmente pela internet, custando entre R$ 20 e R$ 30.
O governador também mencionou o programa Muralha Paulista, que integra câmeras de monitoramento do governo estadual com o sistema Smart Sampa. A intenção é ampliar parcerias com empresas privadas para acessar imagens de câmeras particulares, aumentando a eficácia no combate ao crime.
Casos Recentes
Tarcísio lembrou o caso do ciclista Vitor Medrado, assassinado durante um assalto por dois homens em uma moto com placa falsa. O governador enfatizou que a nova tecnologia permitirá que a polícia faça abordagens imediatas a veículos suspeitos, contribuindo para a segurança da população.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.