Corregedor da Câmara notifica deputados e promete agilidade nas decisões sobre motim
Corregedoria investiga obstrução de 14 deputados e promete agilidade em processo que pode durar até 45 dias

Deputado Diego Coronel (PSD-BA) analisará denúncia contra deputados que participaram de motim que levou à obstrução de trabalhos na Câmara (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Ouvir a notícia:
Corregedor da Câmara notifica deputados e promete agilidade nas decisões sobre motim
Ouvir a notícia
Corregedor da Câmara notifica deputados e promete agilidade nas decisões sobre motim - Corregedor da Câmara notifica deputados e promete agilidade nas decisões sobre motim
O corregedor da Câmara dos Deputados, Diego Coronel (PSD-BA), intimou 14 parlamentares a apresentarem suas defesas em um prazo de cinco dias, em resposta à obstrução que paralisou os trabalhos da Casa por mais de 30 horas na semana passada. A investigação, que se inicia agora, pode levar até 45 dias, mas Coronel se comprometeu a agir com agilidade.
A obstrução foi motivada por demandas da oposição, que exigiu a discussão de pautas como a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro e o fim do foro privilegiado. Embora essas questões não tenham sido incluídas na ordem do dia, a oposição promete retomar o debate sobre o foro na próxima semana, apesar da falta de consenso entre os líderes partidários.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), optou por encaminhar a representação à Corregedoria em vez de aplicar sanções diretamente ou remeter o caso à Comissão de Ética. Coronel explicou que cada caso será analisado individualmente, em um procedimento semelhante a uma audiência formal.
Se a Corregedoria considerar as representações procedentes, o processo seguirá para a Mesa Diretora, que encaminhará os pedidos de suspensão ao Conselho de Ética. Este terá três dias úteis para votar as solicitações, e, se não houver recurso ao plenário, a decisão será confirmada.
Tags: #polêmicas #corrupção #reforma #congresso #senado #eleições #governo #reforma #leis #congresso #deputados #eleições
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.