Moradores de DC exigem segurança e Casa Branca anuncia patrulha 24 horas
Moradores de Washington protestam contra controle federal da polícia, enquanto Trump considera estender intervenção em meio a alegações de emergência

O presidente dos EUA, Trump, envia a Guarda Nacional e federaliza o Departamento de Polícia Metropolitana, em Washington (Foto: REUTERS/Ken Cedeno)
Ouvir a notícia:
Moradores de DC exigem segurança e Casa Branca anuncia patrulha 24 horas
Ouvir a notícia
Moradores de DC exigem segurança e Casa Branca anuncia patrulha 24 horas - Moradores de DC exigem segurança e Casa Branca anuncia patrulha 24 horas
Moradores de Washington, DC, protestaram na quarta-feira, 14, contra o aumento da presença policial na cidade. A manifestação ocorreu após o anúncio da Casa Branca sobre o envio de tropas da Guarda Nacional e a presença de agentes federais nas ruas 24 horas por dia. Durante o ato, os manifestantes gritaram frases como “Voltem para casa, fascistas” e “Saiam das nossas ruas”, enquanto a polícia estabelecia um posto de controle na movimentada 14th Street Northwest.
A tensão aumentou após o presidente Donald Trump declarar que seu governo assumiria o controle do departamento de polícia da cidade por um período de pelo menos 30 dias. O prefeito de Washington, Muriel Bowser, descreveu a intervenção como um “impulso autoritário”, mas também a apresentou como uma medida para reforçar a segurança pública, embora sem evidências concretas de eficácia.
Trump alegou que a criminalidade em Washington estava em níveis emergenciais, justificando a intervenção federal. No entanto, dados do Distrito de Columbia indicam que os crimes violentos atingiram o menor nível em 30 anos, após um aumento significativo há dois anos. A legislação permite que o presidente assuma o controle da polícia por até 30 dias, mas uma extensão exigiria aprovação do Congresso, o que pode ser desafiador devido à resistência dos democratas.
O presidente também sugeriu a possibilidade de buscar um controle mais prolongado ou solicitar ao Congresso que revise as leis municipais relacionadas à criminalidade. “Faremos isso muito rapidamente. Mas queremos extensões. Não quero declarar estado de emergência nacional. Se for preciso, declararei”, afirmou Trump.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.


