Brasil conta com apoio discreto de aliados nos Estados Unidos
Aliados nos Estados Unidos demonstram empatia ao Brasil, enquanto contatos oficiais permanecem congelados sob a administração Trump

Vista da Casa Branca, nos Estados Unidos, em 2 de out. de 2024 (Foto: Pete Marovich/The New York Times)
Ouvir a notícia:
Brasil conta com apoio discreto de aliados nos Estados Unidos
Ouvir a notícia
Brasil conta com apoio discreto de aliados nos Estados Unidos - Brasil conta com apoio discreto de aliados nos Estados Unidos
O governo brasileiro enfrenta um cenário desafiador nas relações com os Estados Unidos, especialmente sob a administração de Donald Trump. Recentemente, aliados silenciosos em Washington manifestaram empatia ao Brasil, em meio a uma ordem de "congelar os contatos" com o país. Essa situação reflete uma resistência interna significativa à postura protecionista do governo americano.
Nos principais organismos internacionais em Washington, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, a expressão “America Alone” tem ganhado destaque, em contraste com o lema “America First”. O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, que cancelou uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatizou que o “America First” não implica em isolamento, mas sim em uma busca por cooperação e respeito mútuo.
Resistência Interna
Dentro do Departamento de Estado, um grupo conhecido como “turma da Flórida” tem se mostrado resistente ao Brasil. Este grupo, ligado a uma comunidade latino-americana de direita, busca agradar Trump e tem influenciado a política externa. O secretário de Estado, Marco Rubio, embora disciplinado, não é o mais agressivo, tendo recebido o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Por outro lado, Christopher Landau, secretário adjunto do Departamento de Estado, é visto como um dos membros mais duros da equipe. Com uma longa relação com a América Latina, ele tem se mostrado crítico em relação ao Brasil. A resistência a negociações com o país é evidente, e a administração brasileira continua tentando dialogar, mas depende de uma mudança na postura de Trump para avançar nas conversas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.