Paraguai cria base contra o Hezbollah na tríplice fronteira com apoio do FBI
Paraguai instala centro antiterrorista com apoio dos EUA para combater Hezbollah e crime organizado na Tríplice Fronteira

Unidade terá uma base nos arredores de Ciudad del Este, na região da Tríplice Fronteira (Foto: tifonimages/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Paraguai cria base contra o Hezbollah na tríplice fronteira com apoio do FBI
Ouvir a notícia
Paraguai cria base contra o Hezbollah na tríplice fronteira com apoio do FBI - Paraguai cria base contra o Hezbollah na tríplice fronteira com apoio do FBI
Um centro antiterrorista será instalado no Paraguai com apoio dos Estados Unidos, visando combater o Hezbollah na Tríplice Fronteira com Brasil e Argentina. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 15, pela emissora CNN, após reunião entre autoridades paraguaias e o secretário de Estado americano, Marco Rúbio.
O ministro do Interior paraguaio, Enrique Riera, afirmou que o país considera o Hezbollah uma organização terrorista e que o novo centro contará com a colaboração do FBI. "Nós declaramos o Hezbollah como uma organização terrorista, e não somente os homens armados, como todos os membros do partido", destacou Riera. A unidade será instalada na capital e também atuará contra o crime organizado.
Cerca de 15 agentes, treinados pelo FBI, farão parte do efetivo do centro, que terá uma base na Tríplice Fronteira. Em maio de 2024, Riera já havia anunciado a intenção de estabelecer um escritório do FBI no Paraguai, com foco na segurança regional. O ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano, se reuniu com Rúbio em Washington, onde foi assinado um acordo que inclui temas como imigração e segurança pública.
Além disso, o Paraguai se comprometeu a receber imigrantes em diversas situações, incluindo refugiados expulsos dos Estados Unidos. A cooperação internacional é uma resposta ao aumento da atuação de facções criminosas na região, que tem atraído a atenção das autoridades americanas. Em maio, o presidente Donald Trump anunciou uma recompensa de até US$ 10 milhões por informações sobre o financiamento do Hezbollah na América do Sul.
Recentemente, Brasil, Argentina e Paraguai firmaram um pacto de cooperação policial na Tríplice Fronteira, renovando o acordo do Comando Tripartite, que visa o compartilhamento de informações entre as polícias locais. A iniciativa é vista como essencial para enfrentar o caráter transnacional do crime organizado no continente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.