NotíciasPolítica

15 de ago 2025

Trump busca o Nobel da Paz: ações concretas e fracassos na trajetória política

Trump busca o Prêmio Nobel da Paz enquanto enfrenta críticas por suas alegações de mediação em conflitos não resolvidos

Bonecas matrioskas dos presidentes Vladimir Putin e Donald Trump à venda em Moscou (Foto: Alexander Nemenov/AFP)

Bonecas matrioskas dos presidentes Vladimir Putin e Donald Trump à venda em Moscou (Foto: Alexander Nemenov/AFP)

Ouvir a notícia

Trump busca o Nobel da Paz: ações concretas e fracassos na trajetória política - Trump busca o Nobel da Paz: ações concretas e fracassos na trajetória política

0:000:00

Desde que assumiu novamente a presidência, Donald Trump tem manifestado seu desejo de conquistar o Prêmio Nobel da Paz. Embora não tenha conseguido resolver os conflitos em Gaza e na Ucrânia, ele tem se envolvido em diversas iniciativas diplomáticas.

Recentemente, Trump recebeu apoio de líderes internacionais, incluindo o premiê israelense Binyamin Netanyahu e autoridades da Armênia e do Azerbaijão, para sua candidatura ao Nobel. Membros de seu governo, como o secretário do Tesouro Scott Bessent e a porta-voz Karoline Leavitt, também têm promovido sua indicação, destacando que ele teria resolvido "um conflito por mês" desde sua volta ao cargo.

Entretanto, as alegações de Trump sobre suas conquistas diplomáticas são contestadas. Por exemplo, no caso da Índia e Paquistão, o premiê indiano, Narendra Modi, negou que Trump tivesse mediado o cessar-fogo. Além disso, a crise humanitária em Gaza se agravou, com o bloqueio de ajuda humanitária por Israel, e a situação na Ucrânia permanece complexa.

Acordos Recentes

Entre os sucessos diplomáticos de Trump, destaca-se o acordo de paz mediado entre Armênia e Azerbaijão, assinado na Casa Branca. Esse acordo encerra décadas de conflito e reabre rotas de transporte na região, permitindo que os EUA aumentem sua influência em um espaço tradicionalmente dominado pela Rússia. O corredor de trânsito resultante será chamado de "Rota Trump para a Paz e Prosperidade Internacional".

Além disso, Trump está prestes a selar um acordo de paz na guerra civil do Congo, que envolve grupos étnicos apoiados por Ruanda. A assinatura deve ocorrer nas próximas semanas, com a expectativa de que Trump receba os líderes da República Democrática do Congo e de Ruanda para formalizar o pacto.

Desafios Persistentes

Apesar das iniciativas, os maiores conflitos atuais, como os de Gaza e Ucrânia, permanecem sem solução. Trump tenta estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia, o que poderia aumentar suas chances de ganhar o Nobel. Especialistas acreditam que, embora seus esforços sejam genuínos, a busca pelo prêmio é uma obsessão para o presidente.

A comissão do Nobel, composta por cinco membros do Parlamento da Noruega, tem autonomia para escolher os ganhadores, e não há indícios de influência do Executivo local. A fixação de Trump pelo prêmio tem gerado controvérsias, especialmente quando suas alegações sobre mediações são desmentidas por líderes mundiais.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela