- Paraná Pesquisas, divulgado em 26 de dezembro, aponta Lula com quarenta e quatro vírgula um por cento e Flávio Bolsonaro com quarenta e um por cento em cenário de segundo turno, com margem de erro de ± dois vírgua dois pontos.
- Em cenários alternativos, Lula tem quarenta e quatro por cento ante quarenta e dois vírgula cinco por cento de Tarcísio de Freitas; Lula quarenta e quatro vírgula oito por cento frente quarenta e um vírgula four por cento de Michelle Bolsonaro; e Lula quarenta e três vírgula seis por cento contra quarenta e três vírgula quatro por cento de Jair Bolsonaro.
- Também há empates técnicos em outros testes: Ratinho Júnior quarenta e três vírgula oito por cento versus quarenta por cento e dois por cento; Tereza Cristina quarenta e quatro vírgula seis por cento contra trinta vírgula três por cento.
- A pesquisa foi realizada entre dezoito a vinte e dois de dezembro, com dois mil e trinta e oito entrevistados em cento e sessenta e três municípios, com confiança de noventa e cinco por cento.
- O contexto inclui carta de apoio de Jair Bolsonaro lida por Flávio em vinte e cinco de dezembro, pouco antes da cirurgia do pai, e questionamento de Leandro Ruschel sobre reação do Supremo Tribunal Federal.
O instituto Paraná Pesquisas divulgou, em 26 de dezembro, resultados de uma pesquisa de opinião sobre cenários de segundo turno para 2026. O levantamento aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro, com Lula em 44,1% e Flávio em 41%, dentro de uma margem de erro de ±2,2 pontos. Foram 2.038 entrevistas em 163 municípios, com 95% de confiança.
Flávio Bolsonaro tem apoio público de Jair Bolsonaro, que leu uma carta de suporte em 25 de dezembro, pouco antes da cirurgia do pai. A carta reforça a indicação de Flávio como representante do grupo político na disputa.
Leandro Ruschel questionou como o STF reagiria a uma eventual candidatura de Flávio, perguntando quanto tempo levaria para o regime impedir a candidatura, similar ao que ocorreu com o pai. A pesquisa também apresenta cenários diversos envolvendo outros candidatos.
Cenários adicionais
Contra Tarcísio de Freitas, Lula aparece com 44% ante 42,5% do adversário, dentro da margem de erro. Em confronto com Michelle Bolsonaro, Lula tem 44,8% e a ex-primeira-dama 41,4%. No embate com Jair Bolsonaro, Lula fica com 43,6% e o ex-presidente com 43,4%.
Contra Ratinho Júnior, Lula soma 43,8% contra 40,2% do governador do Paraná. Já diante de Tereza Cristina, Lula atinge 44,6% frente 30,3% da senadora.
O levantamento foi realizado entre 18 e 22 de dezembro, abrangendo 26 estados e o Distrito Federal. O grau de confiança é de 95%.
Entre na conversa da comunidade