Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Jovem morre após ônibus atropelar manifestantes ultraortodoxos em Jerusalém

Motorista é detido após ônibus atingir protesto ultraortodoxo em Jerusalém, matando um jovem; investigação está em curso

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Israeli security forces secure the area, after, according to Israel's ambulance service, a person was killed in a collision involving a bus and several pedestrians, during a protest by Ultra-Orthodox Jewish men against pressure to conscript men from their community into Israel's military, in Jerusalem, January 6, 2026. REUTERS/Ammar Awad
0:00
Carregando...
0:00
  • Em Jerusalém, milhares participaram de um protesto ultraortodoxo contra o serviço militar obrigatório; um ônibus avançou contra a multidão e matou um adolescente de 18 anos que ficou preso sob o veículo.
  • A polícia israelense deteve o motorista e investiga o caso; a identidade dele não foi divulgada até o momento.
  • Segundo a Magen David Adom, o jovem morreu no local após ficar soterrado pelo ônibus.
  • O tema do serviço militar desigual tem causado tensões na sociedade israelense e ampliado a pressão sobre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
  • Nos últimos dois anos, Israel registrou um dos maiores números de mortos em conflitos ligados a Gaza, Líbano, Síria, Iêmen e Irã, em um contexto de debate contínuo sobre a exemção do serviço militar para os ultraortodoxos.

Ato violento interrompe uma manifestação de ultraortodoxos em Jerusalém nesta terça-feira, quando um ônibus atingiu a multidão que protestava contra o serviço militar obrigatório, deixando um adolescente morto. A polícia informou que prendeu o motorista e investiga o caso.

A multidão, de milhares de pessoas, esperava manter protesto pacífico. O veículo avançou sobre o grupo antes de parar. A corporação confirmou a ocorrência, sem divulgar o nome do motorista, que permanece sob custódia para apuração.

O jovem de 18 anos ficou preso debaixo do ônibus e morreu no local, segundo serviços de emergência Magen David Adom. As circunstâncias do atropelamento estão sendo analisadas pela polícia.

Investigação em curso

A questão do serviço militar obrigatório tem causado tensões profundas na sociedade israelense. Os ultraortodoxos costumam ser isentos, gerando críticas sobre desigualdade no serviço, tema que acompanha o governo de Benjamin Netanyahu.

A curva de violência ocorre em meio a um contexto de alta atividade militar na região. Nas últimas duas décadas, Israel sofreu perdas significativas em conflitos ligados a Gaza, Líbano, Síria, Iêmen e Irã.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais