- Robert Jenrick deixou o Partido Conservador para se filiar ao Reform UK, trazendo críticas passadas a Nigel Farage e aos membros do Reform à tona.
- A reação Conservadora à saída de Nadhim Zahawi incluiu a divulgação, pelas redes, de comentários anteriores dele sobre Farage.
- Jenrick já havia criticado Farage em março de 2025 via Facebook; em maio de 2025 acusou Labour e Reform de gastarem mais com benefícios para duas crianças; em agosto de 2025 repostou uma imagem de Farage durante protesto de Jenrick contra albergues para requerentes de asilo em Essex.
- Sobre o Reform, Jenrick reagiu a julho de 2025 a uma declaração do presidente do Reform, Zia Yusuf, sobre um “like” acidental em tuíte antissemita, chamando a experiência de “máscara que caiu” e cobrando a expulsão do responsável.
- Farage, por sua vez, citou Jenrick em agosto de 2025 com uma frase associada a Jenrick de 2022 sobre hotéis para imigrantes; usou apelidos ligados ao Brexit em ocasiões diversas, incluindo uma coletiva de imprensa do Reform em agosto de 2025.
Robert Jenrick, ex-ministro do governo britânico, migrou para Reform UK, trazendo consigo críticas antigas a Nigel Farage e aos novos colegas. A troca de aliados já renderia atritos públicos entre estreantes e veteranos do grupo.
Ao anunciar a defecção, Jenrick deixou claro que suas divergências com Farage e a linha política de Reform se aprofundaram ao longo do tempo. Críticas também recaíram sobre a forma como Reform lida com benefícios sociais e políticas de imigração, segundo registros históricos citados pela imprensa.
Jenrick já havia criticado ações do partido na gestão de recursos para programas de assistência e havia questionado a linha de comunicação de Reform em relação a temas sensíveis. As mensagens passadas são utilizadas como referência para entender o tom das disputas internas.
Repercussões dentro do espectro conservador
Após a mudança, comentaristas e aliados do governo antigo destacaram desentendimentos públicos entre Jenrick e Farage. A imprensa acompanhou também interações anteriores, quando Jenrick criticou propostas de Reform e vice-versa, sinalizando tensão entre as partes.
Em agosto de 2025, Jenrick reapareceu em contextos de debates públicos envolvendo políticas de imigração e de acolhimento, com referências a dados de hotéis usados para abrigar imigrantes. Farage, por sua vez, manteve críticas verbais a Jenrick em eventos do Reform UK.
Entre na conversa da comunidade