- O primeiro-ministro de Cingapura, Lawrence Wong, afastou Pritam Singh do cargo de líder da oposição.
- A decisão ocorreu após Singh ser condenado por mentir ao parlamento e após votação na Câmara sobre sua aptidão para continuar no posto.
- Wong afirmou que a medida é necessária para manter o estado de direito, bem como a dignidade e a integridade do parlamento.
- A informação foi divulgada pela agência local CNA, com base em relatos da imprensa.
O Primeiro-Ministro de Cingiapura, Lawrence Wong, retirou Pritam Singh do posto de Líder da Oposição nesta quinta-feira. A medida ocorreu após a condenação dele por mentir ao parlamento e após uma votação na casa sobre sua aptidão para continuar no cargo, conforme reportagem local. A decisão é apresentada como necessária para preservar o estado de direito, bem como a dignidade e a integridade do parlamento, segundo a agência CNA.
Singh, líder da oposição, havia sido condenado por mentir ao parlamento em relação a questões parlamentares. A decisão de removê-lo do cargo foi tomada após a condenação e a conclusão de avaliação da sua continuidade na função pela maioria parlamentar, de acordo com as informações divulgadas pela imprensa local.
Contexto jurídico
A medida envolve a exoneração de um líder da oposição em razão de condenação criminal, com justificativa de preservação das instituições. Não há detalhes adicionais divulgados sobre próximos passos legais ou sobre substituição formal no cargo de líder da oposição. As informações são apuradas pela mídia local e pelo governo, sem manifestações de outras partes neste comunicado.
Entre na conversa da comunidade