Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula pede discurso unificado sobre tarifaço dos EUA

Lula cobra discurso único do governo diante das novas tarifas americanas; cúpula do G7 pode abrir encontro com Trump, mantendo canal de diálogo

Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • Lula participou de reunião ministerial e pediu estratégia de comunicação unificada diante da nova ofensiva tarifária dos EUA.
  • A reunião, convocada antes do anúncio das sobretaxas, ganhou nova pauta com o objetivo de alinhar o discurso do governo.
  • Lula confirmou participação na cúpula do G7 em Paris e existe a possibilidade de encontro bilateral com Donald Trump durante o evento.
  • A analista destacou críticas mais fortes a Marco Rubio e a leitura de que Trump pode ser influenciado pela ala ideológica ligada ao secretário de Estado.
  • O governo sinalizou incômodo com as tarifas e Lula indicou que pode escrever a Trump, mantendo o canal de diálogo aberto, ao mesmo tempo em que orientou ministros a não promover ações que prejudiquem a imagem do governo até as eleições.

A presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira de uma reunião ministerial para alinhavar a estratégia de comunicação do governo diante das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos. A analista Isabel Mega, da CNN, disse que o encontro teve como foco unir o discurso oficial diante da ofensiva tarifária norte-americana.

Segundo Mega, o conteúdo da reunião foi alterado pela atualização da pauta após o anúncio das sobretaxas. O objetivo seria definir um tom comum entre os ministérios sobre a resposta do governo aos desdobramentos da medida, evitando ruídos institucionais.

Além da avaliação das tarifas, a presidente enfatizou a continuidade do diálogo com Washington. Lula confirmou a participação na cúpula do G7, em Paris, a convite do presidente francês, Emmanuel Macron, o que pode facilitar contatos bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.

Possível encontro no G7

A analista aponta que há perspectivas de um encontro entre Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, caso ambos compareçam ao evento. A ideia seria explorar a possibilidade de um tete-à-tete, embora a probabilidade permaneça incerta e dependente da agenda dos dois líderes.

Mega destaca que o tema diplomático foi acompanhado de um recado sobre o papel de aliados na condução da política externa. Ela diz que o governo brasileiro parece insatisfeito com o atual tom das cobradas tarifas, mesmo após explicações sobre a relação comercial.

Enfoque interno e recado aos ministros

A reunião também teve finalidade interna, com orientação aos ministros para evitar ações que possam desgajar a imagem do governo até o fim do período eleitoral. O objetivo é manter a comunicação sob controle, sem novidades abertas durante o período de restrições de atuação pública.

Na visão da analista, o tom político passou a enfatizar críticas indiretas à gestão anterior. Embora não citados nominalmente, sinais indicam que o governo atribui parte das tensões comerciais a figuras associadas à divulgação pública de políticas econômicas.

Canal de diálogo com os EUA

Apesar das críticas, o governo sinalizou que o canal de diálogo com os EUA permanece aberto. A reportagem aponta que Lula pretende manter correspondência com Trump, como parte de uma estratégia de manter o relacionamento comercial em foco, mesmo diante das tensões tarifárias.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais