O governo federal não enfrentou de frente a criação do Ministério da Segurança Pública, segundo análise de Matheus Teixeira, analista de Política da CNN. Lula e Bolsonaro prometeram a pasta, mas não a implementaram, abrindo espaço para pressão sobre Lula ainda neste ano.
A discussão ganhou força após a saída de Ricardo Lewandowski do STF, quando nomes chegaram a ser cotados para chefiar o novo ministério. Na ocasião, o presidente optou por não criar a pasta.
O tema voltou ao centro com as pré-candidaturas de Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que incluíram a proposta em seus planos. A possibilidade de reorganizar atribuições divide especialistas e a política.
Um dos entraves é a definição de onde ficaria a Polícia Federal. Hoje sob o Ministério da Justiça, a transferência, segundo Teixeira, poderia esvaziar a pasta da Justiça.
Constituição e prática apontam que polícias civis e militares são de responsabilidade dos estados, cabendo aos governadores a maior parte do tema. Contudo, a pauta envolve responsabilidade presidencial sobre a violência no país.
Pesquisas indicam preocupação brasileira com segurança pública, com impacto direto em setores como turismo e economia. O debate também é visto como tradicionalmente alinhado a posições de direita, embora Lula busque caminhos alternativos.
Para Teixeira, a grande questão é se a criação do Ministério da Segurança Pública, neste momento, geraria impacto eleitoral significativo. A análise aponta divergências internas e incertezas sobre efeitos futuros.
Entre na conversa da comunidade