23 de mai 2025

Major da PM é detido no Paraná por suspeita de corrupção e cobrança de propina
Major da Polícia Militar do Paraná é preso por corrupção e intimidação. Operação "Zero UM" revela esquema de propina e manipulação de inquéritos.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Major da PM é detido no Paraná por suspeita de corrupção e cobrança de propina
Ouvir a notícia
Major da PM é detido no Paraná por suspeita de corrupção e cobrança de propina - Major da PM é detido no Paraná por suspeita de corrupção e cobrança de propina
O major Alexandro Marcolino Gomes, da Polícia Militar do Paraná, foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (22) em Maringá. Ele é investigado por cobrança e recebimento de propina. A operação, chamada "Zero UM", também resultou na detenção de outro policial militar.
Gomes, que comanda a 3ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Loanda, é acusado de intimidar subordinados e manipular procedimentos disciplinares, inquéritos policiais e transferências de unidades. O Ministério Público do Paraná recebeu denúncias que levaram à investigação, iniciada em setembro de 2024.
A defesa do major afirmou que ainda não teve acesso ao processo e que se manifestará apenas após conhecer as acusações. A Polícia Militar não comentou o caso. A operação foi conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e incluiu nove mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão e afastamento de funções públicas em várias cidades do estado.
Os crimes sob investigação incluem concussão, corrupção ativa e passiva, com possível envolvimento de agentes de segurança pública. O esquema, segundo o Gaeco, envolve a venda de transferências de policiais e decisões em inquéritos militares, evidenciando a gravidade das acusações contra o oficial.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.