01 de jul 2025

Comerciantes de Niterói reclamam de aplicativo para registro de crimes na cidade
Lojistas de Niterói criticam aplicativo da prefeitura para registro de crimes, alegando que não resolve a insegurança na região.

Circuito de câmera de segurança gravaram o momento em que hidromêtro do Sindicato dos Rodoviários foi furtado, na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Niterói (Foto: Reprodução vídeo)
Ouvir a notícia:
Comerciantes de Niterói reclamam de aplicativo para registro de crimes na cidade
Ouvir a notícia
Comerciantes de Niterói reclamam de aplicativo para registro de crimes na cidade - Comerciantes de Niterói reclamam de aplicativo para registro de crimes na cidade
Lojistas do Centro de Niterói criticaram o novo aplicativo lançado pela prefeitura para registro de furtos e roubos em estabelecimentos comerciais. A ferramenta, anunciada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves, foi desenvolvida pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e visa integrar informações ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e à Polícia Militar.
A medida surge em um contexto de crescente insegurança, com uma série de assaltos ocorrendo nas lojas da região, especialmente durante a madrugada. O clima de tensão tem impactado negativamente os negócios, afastando potenciais locatários e inviabilizando novas aberturas. De acordo com a Seop, desde o início da operação integrada, não houve registros de arrombamentos e duas tentativas de furto foram frustradas, resultando na prisão de um suspeito.
Lojistas expressam descontentamento com a nova ferramenta, considerando-a burocrática e ineficaz. Um comerciante, que preferiu não se identificar, afirmou que o aplicativo não substitui o registro na delegacia e que a iniciativa parece ser apenas uma formalidade. Ele questionou a eficácia da medida na redução da criminalidade, ressaltando a necessidade de ações mais efetivas.
O secretário Fabiano Gonçalves destacou que, caso os comerciantes se sintam inseguros para usar o aplicativo, podem buscar orientação no Núcleo de Atendimento ao Empreendedor. O uso do aplicativo requer que o comerciante forneça informações detalhadas sobre o incidente, incluindo dados do estabelecimento e descrição do ocorrido. A Seop afirmou que a ferramenta auxilia no planejamento de rondas preventivas e enfatizou a importância da colaboração dos comerciantes. Desde o lançamento do app, a Guarda Municipal apreendeu cerca de 30 objetos perfurocortantes e prendeu um menor com drogas na região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.