15 de fev 2025
Eduardo Braide lidera disputa ao governo do Maranhão, aponta pesquisa recente
Eduardo Braide lidera pesquisa com 32,7% das intenções de voto para 2026. Lahésio Bonfim segue em segundo com 24,9%, representando a direita maranhense. Carlos Brandão e Felipe Camarão empatam tecnicamente, com 16,9% e 12,9%. Rompimento entre Brandão e Flávio Dino impacta a política local e alianças. Votos brancos e nulos somam 8,5%, indicando descontentamento do eleitorado.
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes (MA), Lahesio Bonfim (Novo) (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Facebook/Reprodução)
Ouvir a notícia:
Eduardo Braide lidera disputa ao governo do Maranhão, aponta pesquisa recente
Ouvir a notícia
Eduardo Braide lidera disputa ao governo do Maranhão, aponta pesquisa recente - Eduardo Braide lidera disputa ao governo do Maranhão, aponta pesquisa recente
Se as eleições para o governo do Maranhão fossem realizadas hoje, o resultado apontaria um segundo turno entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (Novo). A pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada no último sábado, revela que Braide lidera com 32,7% das intenções de voto, enquanto Bonfim registra 24,9%. O atual governador, Carlos Orleans Brandão (PSB), aparece em terceiro com 16,9%, seguido pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), que tem 12,9%.
A pesquisa indica um empate técnico entre Brandão e Camarão, considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais. Além disso, 8,5% dos eleitores optaram por votos brancos ou nulos, e 4,1% não souberam ou preferiram não responder. A ascensão de candidatos da direita, como Braide e Bonfim, representa um desafio à predominância da esquerda no estado, que está no poder há dez anos.
Eduardo Braide foi reeleito em primeiro turno nas eleições de 2024, enquanto Lahésio Bonfim é um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e figura proeminente na articulação da direita maranhense. O governador Brandão, que foi aliado de Flávio Dino, rompeu laços com o ex-governador no final do ano passado, após descontentamentos relacionados a nomeações de familiares para cargos no governo.
O levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas entrevistou 1.548 eleitores em 62 municípios do Maranhão entre 8 e 12 de fevereiro de 2025. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.