Política

Candidato prorrusso em Rumania é detido sob suspeita de integrar organização fascista e antisemita

Tribunal Constitucional da Romênia anula primeira volta das eleições presidenciais. Calin Georgescu, candidato prorrusso, é detido por supostos vínculos fascistas. Detenção gera protestos; Georgescu critica autoridades e convoca manifestações. Elon Musk e J. D. Vance criticam a prisão, alegando ataque à democracia. Investigação revela conexões de Georgescu com a Rússia e a organização Wagner.

O candidato de extrema direita Calin Georgescu é escoltado por agentes de polícia em direção ao escritório do promotor, neste 26 de fevereiro em Bucareste. (Foto: Malina Norocea/INQUAM PHOTOS via REUTERS)

O candidato de extrema direita Calin Georgescu é escoltado por agentes de polícia em direção ao escritório do promotor, neste 26 de fevereiro em Bucareste. (Foto: Malina Norocea/INQUAM PHOTOS via REUTERS)

Ouvir a notícia

Candidato prorrusso em Rumania é detido sob suspeita de integrar organização fascista e antisemita - Candidato prorrusso em Rumania é detido sob suspeita de integrar organização fascista e antisemita

0:000:00

A instabilidade política em Romênia aumenta a menos de dois meses das eleições presidenciais, após o Tribunal Constitucional anular a primeira volta, alegando interferência da Rússia. O candidato extremista e prorrusso, Călin Georgescu, que venceu a primeira fase como independente, foi detido pela polícia em plena rua nesta quarta-feira. Ele é acusado de integrar uma organização fascista e antissemitas, além de incitação a ações contra a ordem constitucional.

Após a detenção, Georgescu foi interrogado pela Fiscalia Geral e liberado algumas horas depois. A investigação inclui acusações de declarações falsas e promoção de ideologias fascistas, com menções ao mariscal Ion Antonescu, condenado por crimes de guerra. Georgescu, que afirmou que Antonescu é um "herói", também é investigado por irregularidades na campanha eleitoral.

Durante sua saída da Fiscalia, Georgescu foi recebido por apoiadores, onde criticou as autoridades e a União Europeia, afirmando que "não se curvará a ninguém". Ele denunciou abusos do "sistema" e convocou uma manifestação contra o governo proeuropeu. O magnata Elon Musk e o vice-presidente dos EUA, J. D. Vance, expressaram preocupação com a situação, destacando a anulação das eleições.

A investigação revelou conexões entre o círculo de Georgescu e a Rússia, com a apreensão de munições e 900 mil euros em uma operação que incluiu a prisão de seu guarda-costas. O líder do partido ultranacionalista AUR, George Simion, e outros apoiadores se manifestaram em defesa de Georgescu, alegando que sua candidatura está sendo sabotada. O debate sobre a legitimidade das instituições e a segurança do país continua a polarizar a opinião pública.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela