26 de fev 2025
Lula vence na Bahia e em Pernambuco, mas empata ou perde em SP e MG
A pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos, analisou 8 estados. Lula venceria em Bahia e Pernambuco, mas teria dificuldades em São Paulo. Em Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, Lula sairia derrotado. A popularidade do governo Lula caiu, aumentando a desaprovação federal. Candidatos como Bolsonaro e Marçal estão inelegíveis, impactando a disputa.
Presidente Lula vota em São Bernardo do Campo, em 2022 (Foto: ROBERTO SUNGI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
Ouvir a notícia:
Lula vence na Bahia e em Pernambuco, mas empata ou perde em SP e MG
Ouvir a notícia
Lula vence na Bahia e em Pernambuco, mas empata ou perde em SP e MG - Lula vence na Bahia e em Pernambuco, mas empata ou perde em SP e MG
Uma pesquisa realizada pela Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), revela a intenção de voto do presidente Lula em oito estados brasileiros para possíveis cenários de segundo turno nas eleições de 2026. O levantamento indica que Lula venceria todos os candidatos na Bahia e em Pernambuco, mas enfrentaria dificuldades em São Paulo e Minas Gerais, onde poderia perder ou empatar. Em estados como Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, o presidente sairia derrotado em todos os cenários.
A pesquisa, contratada pela Genial Investimentos, entrevistou 6.630 pessoas com 16 anos ou mais nos estados mencionados. Além das intenções de voto, o estudo também aponta uma queda na popularidade de Lula e um aumento na desaprovação do governo federal. Os possíveis adversários de Lula incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e o cantor Gusttavo Lima (sem partido).
É importante destacar que Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 devido a uma condenação pelo TSE por abuso de poder político. Pablo Marçal também enfrenta inelegibilidade por oito anos, após ser condenado por abuso de poder político e econômico em sua campanha para a Prefeitura de São Paulo. A pesquisa apresenta um panorama complexo para Lula, com variações significativas em seu desempenho conforme o estado e o candidato opositor.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.