Política

Governadores do nordeste enfrentam desafios eleitorais apesar de boas avaliações

Raquel Lyra trocará de partido, saindo do PSDB para o PSD na segunda feira. Jerônimo Rodrigues enfrenta ACM Neto, que lidera com 42% nas intenções de voto. Lyra possui 28% das intenções, muito atrás de João Campos, com 56%. Ambos governadores têm boa aprovação, mas não conseguem convertê la em votos. Desafios incluem a comparação com adversários e a gestão centralizadora de Lyra.

Raquel Lyra é governadora de Pernambuco e Jerônimo Rodrigues comanda a Bahia. (Foto: Montagens de fotos de divulgação)

Raquel Lyra é governadora de Pernambuco e Jerônimo Rodrigues comanda a Bahia. (Foto: Montagens de fotos de divulgação)

Ouvir a notícia

Governadores do nordeste enfrentam desafios eleitorais apesar de boas avaliações - Governadores do nordeste enfrentam desafios eleitorais apesar de boas avaliações

0:000:00

Os governadores de Pernambuco e Bahia, Raquel Lyra e Jerônimo Rodrigues (PT), enfrentam desafios para converter suas boas avaliações em intenções de voto para a reeleição em 2024, segundo pesquisas da Genial/Quaest. Lyra, com 51% de aprovação, deve trocar o PSDB pelo PSD na próxima segunda-feira, enquanto Rodrigues, que possui 61% de aprovação, vê como adversário o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), que registra 42% nas intenções de voto.

Ambos os governadores enfrentam o poder eleitoral de adversários locais. Em Pernambuco, Lyra deve competir com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que lidera com 56% das intenções. Já na Bahia, Jerônimo, que obteve 38%, precisa lidar com a popularidade de Neto, que deixou a prefeitura em 2020 após eleger seu sucessor. Campos e Neto são figuras políticas consolidadas, com desafios de expandir sua influência para o interior.

A situação política é complexa, especialmente em relação ao apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na Bahia, a aprovação de Lula caiu para 47%, o que pode beneficiar o carlismo, enquanto em Pernambuco, Lyra busca neutralizar o apoio de Lula a Campos, que se tornará presidente nacional do PSB. A comparação entre Lyra e Campos é um ponto crítico, já que a governadora enfrenta uma percepção negativa, com 52% dos entrevistados acreditando que ela não merece continuar no cargo.

As pesquisas mostram que Jerônimo Rodrigues apresenta uma curva de aprovação mais favorável, com um aumento de sete pontos percentuais em sua avaliação, enquanto Lyra teve uma queda de três pontos. A dinâmica entre os governadores e seus opositores reflete a complexidade do cenário político nas duas regiões, com a proximidade das eleições aumentando a pressão sobre ambos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela