19 de mar 2025
PL lidera disputa pelo governo do RS com Zucco, mas Senado é dominado pela esquerda e centro
Luciano Zucco (PL) lidera a pesquisa para o governo do Rio Grande do Sul com 27,4%. Juliana Brizola (PDT) e Edegar Pretto (PT) seguem de perto, com 21,2% e 21%. Eduardo Leite (PSDB) é o favorito para o Senado, com 43,1% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada entre 12 e 16 de março, com 1.628 entrevistados. A disputa reflete a polarização entre bolsonarismo e esquerda no estado.
Jair Bolsonaro no Senado Federal (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
PL lidera disputa pelo governo do RS com Zucco, mas Senado é dominado pela esquerda e centro
Ouvir a notícia
PL lidera disputa pelo governo do RS com Zucco, mas Senado é dominado pela esquerda e centro - PL lidera disputa pelo governo do RS com Zucco, mas Senado é dominado pela esquerda e centro
O cenário político no Rio Grande do Sul para as eleições de 2026 está se desenhando com a liderança do deputado federal Luciano Zucco (PL), que, segundo pesquisa da Paraná Pesquisas, obteve 27,4% das intenções de voto. Ele é seguido de perto por Juliana Brizola (PDT), com 21,2%, e Edegar Pretto (PT), que aparece com 21%. O vice-governador Gabriel Souza (MDB) e a ex-prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas (PSDB) têm 9,2% e 4,3%, respectivamente. A pesquisa foi realizada entre 12 e 16 de março e ouviu 1.628 eleitores em 65 municípios.
No levantamento para o Senado, a situação é diferente, com o atual governador Eduardo Leite (PSDB) liderando com 43,1% das intenções de voto. Manuela d’Ávila, que está sem partido, aparece em segundo lugar com 23,2%, enquanto Onyx Lorenzoni (PL) e Zucco ocupam a terceira e quarta posições, com 21,3% e 17,6%, respectivamente. A pesquisa indica uma tendência de apoio a candidatos de centro e esquerda para as duas cadeiras que estarão disponíveis.
A pesquisa também revela que 10,7% dos entrevistados pretendem votar em branco ou nulo, e 3,9% não souberam ou não quiseram responder. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, o que significa que Brizola e Pretto estão tecnicamente empatados. O levantamento destaca a competitividade entre o bolsonarismo e a esquerda, refletindo um cenário polarizado.
Em um contexto mais amplo, a pesquisa sugere que o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda mantém popularidade no estado, embora esteja inelegível até 2030. Em um cenário hipotético, ele teria 36,7% das intenções de voto, superando Lula e Eduardo Leite. Contudo, a presença de candidatos como Michelle Bolsonaro também mostra um possível empate técnico com Lula e Leite, o que indica um ambiente eleitoral dinâmico e em constante mudança.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.