27 de mar 2025
Tarcísio de Freitas enfrenta dilema entre apoio a Bolsonaro e reeleição em São Paulo
Tarcísio de Freitas navega entre a base bolsonarista e o centro político, enquanto Bolsonaro adia a escolha de um sucessor para 2026.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). (Foto: Mauro Pimentel/AFP)
Ouvir a notícia:
Tarcísio de Freitas enfrenta dilema entre apoio a Bolsonaro e reeleição em São Paulo
Ouvir a notícia
Tarcísio de Freitas enfrenta dilema entre apoio a Bolsonaro e reeleição em São Paulo - Tarcísio de Freitas enfrenta dilema entre apoio a Bolsonaro e reeleição em São Paulo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está em uma posição estratégica na disputa por apoio de Jair Bolsonaro (PL) para a eleição presidencial de 2026. A situação é delicada, especialmente ao lembrar do caso de João Doria, que, ao apoiar Bolsonaro em 2018, acabou se distanciando do ex-presidente durante a pandemia ao defender medidas de saúde pública. A antropóloga Isabela Kalil observa que Doria perdeu a confiança da base bolsonarista, o que lhe custou caro.
Tarcísio, ex-ministro de Bolsonaro, vive uma dualidade: ao afirmar confiança na Justiça Eleitoral, provoca reações negativas entre os seguidores mais radicais de Bolsonaro, mas também participa de eventos que sugerem uma ruptura institucional. Kalil destaca que, ao contrário de Doria, Tarcísio conseguiu manter uma imagem que lhe permite dialogar com setores mais centristas, o que é crucial para suas ambições políticas.
Para se candidatar à presidência, Tarcísio precisa abrir mão da reeleição em São Paulo e obter a aprovação de Bolsonaro, que, por sua vez, reluta em indicar um sucessor, dada sua situação jurídica complicada, que o torna inelegível. Essa incerteza em torno de sua candidatura pode gerar desinformação, mantendo a dúvida na população sobre sua participação nas próximas eleições.
Kalil sugere que, caso Bolsonaro não possa concorrer, ele pode optar por indicar um de seus filhos, com Eduardo (PL-SP) sendo um forte candidato. No entanto, a pressão sobre Bolsonaro para que indique Tarcísio aumenta, já que muitos na direita e no centrão veem o governador como uma opção mais viável do que o deputado federal.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.