Política

Caiado critica Lula e Gleisi, destaca aumento do narcotráfico e lança pré-candidatura à Presidência

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, se prepara para lançar sua pré candidatura à Presidência em 2026, criticando o governo Lula e a nomeação de Gleisi Hoffmann. Ele afirma que Lula promove uma transição para um "Estado do narcotráfico" e defende a segurança pública como prioridade. Caiado destaca que sua candidatura não depende de Jair Bolsonaro e planeja percorrer o Brasil a partir de abril. Ele também contesta a cobrança de Lula sobre a renegociação de dívidas estaduais, alegando que os benefícios foram conquistados em gestões anteriores.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), em seu gabinete no Palácio das Esmeraldas (Foto: Ranier Bragon - 28.out.24/Folhapress)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), em seu gabinete no Palácio das Esmeraldas (Foto: Ranier Bragon - 28.out.24/Folhapress)

Ouvir a notícia

Caiado critica Lula e Gleisi, destaca aumento do narcotráfico e lança pré-candidatura à Presidência - Caiado critica Lula e Gleisi, destaca aumento do narcotráfico e lança pré-candidatura à Presidência

0:000:00

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), está prestes a lançar sua pré-candidatura à Presidência em 2026, buscando se posicionar como um forte opositor ao governo de Lula (PT). Em entrevista, Caiado criticou a nomeação de Gleisi Hoffmann para o Ministério de Relações Institucionais, afirmando que o presidente está "patrocinando a transição do Brasil de um Estado democrático para um Estado do narcotráfico". Ele também rechaçou as cobranças da ministra sobre a renegociação de dívidas estaduais, destacando que os benefícios que possui foram conquistados em gestões anteriores.

Caiado, que se prepara para iniciar uma série de viagens pelo Brasil a partir de 4 de abril, afirmou que sua candidatura não depende do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que atualmente enfrenta problemas legais. Ele enfatizou que sua decisão de lançar a pré-candidatura foi tomada de forma independente e que não se sente inibido pelos desdobramentos envolvendo Bolsonaro. O governador também comentou sobre a necessidade de um processo de conciliação no país, criticando a atual polarização política.

Em relação à segurança pública, Caiado defendeu que o Brasil deve se espelhar no modelo de Goiás, em vez de seguir o exemplo de El Salvador. Ele argumentou que o governo federal tem incentivado a invasão de terras e que as polícias estaduais estão preparadas para garantir a paz no campo. O governador também criticou a postura do governo Lula em relação ao crime, afirmando que a administração atual é complacente com a criminalidade, o que, segundo ele, faz parte do eleitorado do PT.

Por fim, Caiado se manifestou sobre as declarações do ministro Ricardo Lewandowski sobre a atuação da polícia e a Justiça, discordando da afirmação de que a polícia prende mal. Ele reiterou que a situação atual do Brasil vai além de um simples problema de roubo de celulares, apontando que a omissão do governo Lula contribui para a expansão do narcotráfico e a violência no país.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela