Política

Aprovação de Donald Trump despenca 14% em três meses de segundo mandato

A queda de 14% na aprovação de Trump em três meses de mandato acende alerta entre eleitores indecisos e jovens, especialmente hispânicos.

Donald Trump. (Win McNamee/Getty Images)

Donald Trump. (Win McNamee/Getty Images)

Ouvir a notícia

Aprovação de Donald Trump despenca 14% em três meses de segundo mandato - Aprovação de Donald Trump despenca 14% em três meses de segundo mandato

0:000:00

Índice de aprovação de Donald Trump despenca após três meses de segundo mandato

A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, registrou queda de 14% nos primeiros três meses de seu segundo mandato. A pesquisa, realizada pela revista The Economist e pelo instituto YouGov, aponta 42% de aprovação e 52% de rejeição entre os eleitores americanos. O levantamento ouviu mais de 1.500 pessoas.

A economia, pilar da campanha de Trump, é o principal foco das críticas. O presidente apresenta avaliação negativa de 7 pontos percentuais na condução dos assuntos econômicos. Quase 20% dos eleitores que o apoiaram em 2024 desaprovam sua gestão da inflação e dos preços.

Suspensão de tarifas e aumento sobre produtos chineses

Na semana passada, Trump suspendeu por 90 dias as tarifas recíprocas sobre todos os países, exceto a China, em resposta à queda das bolsas de valores globais. Simultaneamente, as taxas sobre produtos chineses foram elevadas para 245%, após o governo chinês aumentar impostos sobre mercadorias americanas.

Apesar do forte apoio do eleitorado republicano – mais de 92% ainda o defendem – a reeleição de Trump dependeu de eleitores indecisos e desiludidos com a gestão anterior. Esse grupo demonstra sinais de insatisfação com o desempenho econômico atual.

Rejeição cresce entre jovens e eleitores hispânicos

A rejeição a Trump aumentou entre jovens e eleitores hispânicos, grupos considerados cruciais para sua reeleição. A aprovação líquida entre hispânicos é de -37 pontos e entre os menores de 30 anos, -25.

Desempenho negativo em estados decisivos

Em seis estados que foram decisivos para a vitória de Trump contra Joe Biden – Arizona, Nevada, Geórgia, Pensilvânia, Michigan e Wisconsin – o presidente apresenta aprovação negativa. A pesquisa indica um cenário de alerta para o segundo mandato de Trump.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela