15 de mai 2025
Ronaldo Caiado promete anistia a Jair Bolsonaro se vencer eleições de 2026
Governador de Goiás promete anistia a Jair Bolsonaro se vencer em 2026, buscando apoio na direita e reposicionamento político.
O presidente Jair Bolsonaro e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Ronaldo Caiado promete anistia a Jair Bolsonaro se vencer eleições de 2026
Ouvir a notícia
Ronaldo Caiado promete anistia a Jair Bolsonaro se vencer eleições de 2026 - Ronaldo Caiado promete anistia a Jair Bolsonaro se vencer eleições de 2026
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (14) que, se vencer as eleições presidenciais de 2026, promoverá a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível devido a acusações judiciais. Em entrevista à GloboNews, Caiado afirmou que tomará medidas para reverter a situação de Bolsonaro assim que assumir a presidência.
Caiado declarou: "Chegando à Presidência da República, no mesmo momento eu vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda." A declaração surge após Bolsonaro ter cobrado publicamente um posicionamento dos governadores aliados sobre sua inelegibilidade, criticando a perseguição judicial que enfrenta. O ex-presidente questionou: "Bolsonaro está inelegível por quê? Essas acusações valem?"
A fala de Caiado é vista como uma estratégia para se aproximar de Bolsonaro e consolidar sua posição na direita, em um momento em que outros governadores, como Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, também buscam se destacar politicamente.
Apesar das movimentações, analistas apontam que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), continua sendo o principal nome da direita para 2026, especialmente se Bolsonaro não apoiar um membro de sua família. O gesto de Caiado pode ser interpretado como uma tentativa de reposicionamento político, especialmente após desavenças entre os dois nas eleições de 2024.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.