Breaking News

19 de mai 2025

Emigração transforma a cultura e economia de Governador Valadares

**Disputa eleitoral nos EUA ecoa em Governador Valadares, refletindo a influência cultural da emigração e a identidade híbrida da cidade.**

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Emigração transforma a cultura e economia de Governador Valadares - Emigração transforma a cultura e economia de Governador Valadares

0:000:00

Um pedaço dos EUA no interior de Minas Gerais

Governador Valadares, em Minas Gerais, tem se destacado como um microcosmo da cultura americana, resultado de mais de 60 anos de emigração para os Estados Unidos. Em novembro de 2024, a cidade se tornou um campo de batalha simbólico nas eleições americanas, com apoiadores de Donald Trump e Kamala Harris disputando a atenção dos moradores por meio de outdoors.

Recentemente, um cartaz em português e inglês apoiando Trump apareceu no centro da cidade, afirmando que ele deveria vencer Kamala e “a fraude eleitoral”. Em resposta, um outdoor em apoio a Harris proclamou: “sou esquerdista, sou liberal”. Essa disputa eleitoral, embora curiosa, ilustra a influência americana na cultura local, conforme observa Franco Dani, jornalista e professor da Univale.

A presença de elementos da cultura dos EUA é visível em diversos aspectos do cotidiano. O "portinglês", mistura de português e inglês, é comum entre os moradores que retornam dos EUA. Exemplos de outdoors promovendo negócios americanos, como uma padaria em Boca Raton, são frequentes. A identidade cultural híbrida de Valadares se reflete em estabelecimentos comerciais e na arquitetura das casas, que muitas vezes imitam estilos americanos.

Influências Culturais

As marcas da imigração são evidentes em toda a cidade. A Praça do Emigrante é um símbolo, mas há também detalhes sutis, como casas que parecem de madeira, mas podem ser apenas fachadas. Ao entrar na cidade pela rodovia 116, é possível avistar uma casa que lembra as praias da Califórnia, camuflada entre outras construções.

Além disso, muitos moradores mantêm ímãs de geladeira de diversos estados americanos, e bazares de roupas "americanas" são comuns. A casa do emigrante é facilmente identificável, geralmente pintada com cores vibrantes, refletindo o sonho de uma vida melhor nos EUA.

Arquitetura e Tradições

A arquitetura local também revela a influência da imigração. Muitas casas são construídas em padrões típicos dos EUA, resultado do aprendizado de brasileiros que trabalham na construção civil americana. Romerito Valeriano, geógrafo e professor do Cefet, destaca que essas construções são um reflexo do desejo de emigração.

Tradições americanas, como a celebração dos 16 anos, também são adotadas por famílias que retornam dos EUA. Maria das Graças, moradora de Capitão Andrade, mostra álbuns de fotos de suas filhas, que optaram por festas inspiradas na cultura americana. Essa mistura de culturas torna Governador Valadares um exemplo único de como a emigração molda a identidade de uma cidade.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela