22 de mai 2025
Clubes da Série A e B boicotam eleição da CBF em protesto por mudanças necessárias
Clubes da Série A e B boicotam eleição da CBF em protesto contra falta de transparência, enquanto Samir Xaud é o único candidato.
Samir Xaud, futuro presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) — Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação
Ouvir a notícia:
Clubes da Série A e B boicotam eleição da CBF em protesto por mudanças necessárias
Ouvir a notícia
Clubes da Série A e B boicotam eleição da CBF em protesto por mudanças necessárias - Clubes da Série A e B boicotam eleição da CBF em protesto por mudanças necessárias
Um grupo de 20 clubes das Séries A e B anunciou que não participará da eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para este domingo, às 10h30. Os clubes exigem democracia, transparência e representatividade no processo eleitoral, que tem como único candidato Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol.
Os clubes que se abstêm da votação incluem grandes nomes como Flamengo, Corinthians e Internacional. Eles alegam que o processo eleitoral atual não permite um debate adequado e que há ameaças nos bastidores para que não se oponham à eleição. A candidatura de Xaud foi homologada com o apoio de 25 das 27 federações, inviabilizando a concorrência de Reinaldo Carneiro Bastos, que contava com o apoio de cerca de 30 clubes, mas apenas duas federações.
Protesto e Reivindicações
Os clubes que não comparecerão à votação afirmam que estão prontos para dialogar com a nova gestão a partir da próxima semana. Eles desejam discutir mudanças no processo eleitoral e outras demandas que visem um futebol mais justo e representativo. A nota divulgada destaca que "sem clube não tem futebol", enfatizando a importância da participação ativa dos clubes nas decisões da CBF.
Além disso, a possibilidade de voto remoto foi implementada para não prejudicar os clubes que disputam partidas do Campeonato Brasileiro. A expectativa é que a abstenção de clubes como Flamengo e Corinthians reduza a legitimidade da eleição, que ocorre em um contexto de insatisfação generalizada com a atual gestão da CBF.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.