27 de mai 2025
Bolsonaro enfrenta desafios enquanto aliados se movimentam para 2026 sem ele
Caciques da oposição se mobilizam para 2026, enquanto Tarcísio de Freitas gera tensão entre bolsonaristas com sua ambiguidade.
Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro em ato pela anistia no Rio de Janeiro em março. (Foto: Pedro Kirilos/Estadão)
Ouvir a notícia:
Bolsonaro enfrenta desafios enquanto aliados se movimentam para 2026 sem ele
Ouvir a notícia
Bolsonaro enfrenta desafios enquanto aliados se movimentam para 2026 sem ele - Bolsonaro enfrenta desafios enquanto aliados se movimentam para 2026 sem ele
O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece inelegível até 2030 e enfrenta riscos legais devido à tentativa de golpe em 8 de janeiro. Apesar disso, seu capital político ainda é significativo. Recentemente, líderes de partidos de oposição começaram a articular candidaturas para as eleições de 2026, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, demonstra ambiguidade em seu apoio a Bolsonaro, gerando descontentamento entre os bolsonaristas.
Durante um evento de filiação do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, ao Progressistas (PP), Tarcísio afirmou que o grupo político presente "estará unido" e "sabe o caminho" para o Brasil. No entanto, essa declaração não agradou os apoiadores de Bolsonaro, que consideram prematuro avançar sobre o legado do ex-presidente. Um bolsonarista chegou a comparar Tarcísio a um "bebê reborn", insinuando que sua lealdade é superficial.
O governador, por sua vez, tem se mostrado cauteloso. Ele reafirma seu apoio a Bolsonaro, que pretende concorrer à reeleição em São Paulo, mas também se movimenta em direção à candidatura presidencial. O sociólogo Antônio Lavareda observa que Bolsonaro está em uma fase "jusante", indicando um declínio em sua influência política. A decisão sobre o futuro do ex-presidente caberá à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinará se ele conseguirá se reerguer ou continuará em queda.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.