02 de jul 2025

Lula é derrotado por Bolsonaro e outros candidatos no 2º turno de 2026, aponta Gerp
Pesquisa aponta que Luiz Inácio Lula da Silva enfrentaria dificuldades na reeleição, perdendo para Jair Bolsonaro por 20 pontos no segundo turno.

Eleições 2026: Lula aparece superado (Foto: Ricardo Stuckert/Facebook/Reprodução/AEN/Leandro Fonseca/Exame)
Ouvir a notícia:
Lula é derrotado por Bolsonaro e outros candidatos no 2º turno de 2026, aponta Gerp
Ouvir a notícia
Lula é derrotado por Bolsonaro e outros candidatos no 2º turno de 2026, aponta Gerp - Lula é derrotado por Bolsonaro e outros candidatos no 2º turno de 2026, aponta Gerp
Os dados da pesquisa do instituto Gerp, divulgados nesta quarta-feira, 2, indicam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentaria dificuldades em uma eventual reeleição em 2026. O levantamento mostra que, se as eleições fossem hoje, Lula seria derrotado em cenários de segundo turno por seis dos oito adversários testados, com Jair Bolsonaro (PL) liderando com 20 pontos de vantagem.
A pesquisa, que é a primeira a simular cenários de segundo turno, revela que Lula seria superado por Bolsonaro, que, mesmo inelegível, teria 52% das intenções de voto contra 32% do atual presidente. Outros adversários como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) também apresentaram resultados favoráveis em relação a Lula.
Cenários de Primeiro Turno
No entanto, Lula se destaca em dois cenários de primeiro turno. No primeiro, ele lidera com 25% contra 21% de Tarcísio, o nome mais forte da oposição. Em outro cenário, Lula tem 26% contra 17% de Eduardo Bolsonaro. Em uma disputa direta com Jair Bolsonaro, Lula aparece com 42% contra 26% do ex-presidente, enquanto contra Michelle, os números são 29% para Lula e 25% para a adversária.
O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 30 de junho de 2025, com uma amostra de 2.000 brasileiros adultos. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa simulou oito cenários de segundo turno e quatro de primeiro, considerando Lula como candidato à reeleição em algumas simulações e o ministro da Educação, Camilo Santana, em outras.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.