14 de jan 2025
Prefeito de Fortaleza nomeia adversários derrotados para cargos no secretariado
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), nomeou ex adversários para cargos. George Lima (Solidariedade) e Técio Nunes (PSOL) agora integram o secretariado. A nomeação visa fortalecer a base política e aproximar o PSOL do governo. Técio Nunes enfrenta resistência interna no PSOL, que busca independência. A estratégia de Leitão busca uma base mais ampla que a do ex prefeito José Sarto.
Evandro Leitão tomou posse como prefeito de Fortaleza, no Ceará (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Prefeito de Fortaleza nomeia adversários derrotados para cargos no secretariado
Ouvir a notícia
Prefeito de Fortaleza nomeia adversários derrotados para cargos no secretariado - Prefeito de Fortaleza nomeia adversários derrotados para cargos no secretariado
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), está promovendo uma reestruturação em seu secretariado ao nomear políticos que foram seus adversários nas últimas eleições. George Lima (Solidariedade), que ficou em sétimo lugar na corrida pelo Executivo, foi o primeiro a ser nomeado, assumindo a Secretaria Executiva Regional 2 (SER 2) após declarar apoio a Leitão no segundo turno. Técio Nunes (PSOL), o sexto colocado, foi nomeado na última sexta-feira como chefe da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), um cargo estratégico.
A inclusão de Técio Nunes visa estreitar laços com o PSOL, que tem se mostrado relutante em integrar a base do governo devido a suas posições mais à esquerda. A nomeação, no entanto, enfrenta resistência interna, uma vez que o partido havia assinado uma carta em dezembro passado, reafirmando sua independência em relação ao governador Elmano de Freitas, correligionário de Leitão. O documento estabelecia diretrizes, incluindo a recusa em ocupar cargos em gestões petistas.
Além de Técio, outros filiados do PSOL já ocupam cargos na gestão de Elmano, como João Alfredo, presidente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), e Adelita Monteiro, secretária da Juventude. A estratégia de Evandro Leitão ao montar seu secretariado inclui contemplar partidos como PSD e União Brasil, buscando uma base de apoio mais ampla do que a do ex-prefeito José Sarto (PDT).
Atualmente, a Câmara Municipal de Fortaleza conta com a maioria de vereadores aliados a Evandro Leitão, que enfrenta uma oposição composta por apenas nove dos 43 parlamentares. Essa configuração política pode influenciar a governabilidade e a implementação de políticas públicas na capital cearense.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.