Política

Americanos rejeitam medida de Trump sobre cidadania automática para filhos de imigrantes

Pesquisa da Reuters/Ipsos revela que 59% dos americanos reprovam medida de Trump. A aprovação de Trump caiu para 45%, com reprovação subindo para 46%. Medida sobre cidadania foi suspensa judicialmente por estados democratas. Divisões entre partidos: 89% dos democratas e 36% dos republicanos reprovam a medida. Mudanças polêmicas, como nome do Golfo do México, têm 70% de desaprovação.

A retórica de Trump faz dele o primeiro presidente dos EUA em mais de cem anos a defender a expansão territorial do país. (Foto: Leah Millis/Reuters)

A retórica de Trump faz dele o primeiro presidente dos EUA em mais de cem anos a defender a expansão territorial do país. (Foto: Leah Millis/Reuters)

Ouvir a notícia

Americanos rejeitam medida de Trump sobre cidadania automática para filhos de imigrantes - Americanos rejeitam medida de Trump sobre cidadania automática para filhos de imigrantes

0:000:00

Uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos revelou que 59% dos americanos são contrários à proposta de Donald Trump de acabar com o direito à cidadania para filhos de imigrantes ilegais e turistas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 28 de janeiro, e indicam que 48% dos entrevistados apoiam as políticas de combate à imigração ilegal do governo, enquanto 41% desaprovam. O levantamento, que ouviu 1.034 adultos entre os dias 24 e 26 de janeiro, apresenta uma margem de erro de 4 pontos percentuais.

Trump, que assumiu a presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro, havia assinado uma ordem executiva que visava interromper o reconhecimento da cidadania americana para crianças nascidas no país de pais que estão ilegalmente ou temporariamente. Essa medida foi contestada judicialmente por estados democratas e foi suspensa temporariamente, com o governo anunciando que recorrerá da decisão.

A pesquisa também mostra um aumento na reprovação de Trump, que subiu para 46%, enquanto a aprovação caiu para 45%, dentro da margem de erro. A pesquisa anterior, realizada logo após a posse do presidente, indicava que 47% o aprovavam e 39% o reprovavam. Segundo analistas, é cedo para determinar se Trump está comprometendo seu capital político ao priorizar questões que não ressoam com o público em geral.

Entre os dados adicionais, 89% dos eleitores democratas se opõem ao fim da cidadania automática para nascidos nos Estados Unidos, enquanto 36% dos republicanos também desaprovam a medida. A pesquisa ainda revelou que 70% dos entrevistados reprovam a mudança do nome do Golfo do México para Golfo da América, e 59% rejeitam a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela