29 de jan 2025
Kassab avalia reeleição de Lula como difícil e critica ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Gilberto Kassab criticou a política econômica de Fernando Haddad, destacando fraquezas. Ele se posicionou como candidato a vice governador na reeleição de Tarcísio em 2026. Kassab afirmou que Lula não é favorito para reeleição, citando queda de popularidade. O PSD enfrenta insatisfações internas, apesar de ocupar três ministérios no governo Lula. Kassab será painelista na Premiação Outliers InfoMoney, reconhecendo fundos de investimento.
Kassab, presidente do PSD: se a eleição fosse hoje, o PT sairia como perdedor (Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo/01-01-2023)
Ouvir a notícia:
Kassab avalia reeleição de Lula como difícil e critica ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Ouvir a notícia
Kassab avalia reeleição de Lula como difícil e critica ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Kassab avalia reeleição de Lula como difícil e critica ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Gilberto Kassab, presidente do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, afirmou que uma reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não seria fácil. Durante a Latin America Investment Conference, Kassab destacou que, se a eleição fosse hoje, o PT não estaria na posição de favorito, mas sim de derrotado. Ele mencionou que a desaprovação ao governo Lula aumentou, especialmente no Nordeste e no Sul, onde a aprovação caiu para 59% e 39%, respectivamente. A desaprovação geral do governo alcançou 49%.
Kassab criticou a condução da política econômica pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmando que o sucesso econômico depende de ministros fortes. Ele citou exemplos de ministros que tiveram sucesso, como Fernando Henrique Cardoso e Henrique Meirelles, e destacou a dificuldade de Haddad em se impor no governo. "Um ministro da Economia fraco é sempre um péssimo indicativo", afirmou Kassab, enfatizando a importância de uma liderança forte na economia.
Além de suas críticas, Kassab também se posicionou politicamente, buscando viabilizar sua candidatura a vice-governador na chapa de reeleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2026. No entanto, ele enfrenta resistência de bolsonaristas devido à sua atuação no governo Lula e à presença do PSD em três ministérios na atual gestão. Kassab garantiu que Tarcísio não disputará a presidência em 2026 e que o PSD apoiará sua liderança no processo de escolha da chapa.
Kassab será um dos painelistas na Premiação Outliers InfoMoney, marcada para 6 de fevereiro, onde discutirá com o deputado federal Baleia Rossi (MDB). O evento reunirá líderes das 150 maiores gestoras de recursos do Brasil, que administram mais de R$ 8,5 trilhões em ativos, além de representantes das dez maiores gestoras internacionais, responsáveis por cerca de US$ 23,4 trilhões em ativos sob gestão.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.