10 de fev 2025
Campanha ‘Não é Não!’ reforça respeito às mulheres durante o carnaval carioca
A campanha "Não é Não! Respeite a decisão" visa combater assédio no carnaval. Intensificação ocorreu em eventos como Ensaios da Anitta e megabloco SeráQAbre?. Ações incluíram sinalização em banheiros e distribuição de materiais informativos. Secretária Heloisa Aguiar enfatiza a importância de segurança e respeito nas festas. Protocolo oferece suporte, como o aplicativo Rede Mulher, para mulheres em risco.
‘Não é não! Respeite a decisão’: recado de respeito às mulheres é intensificado em blocos do Rio (Foto: Ana Clara Veloso)
Ouvir a notícia:
Campanha ‘Não é Não!’ reforça respeito às mulheres durante o carnaval carioca
Ouvir a notícia
Campanha ‘Não é Não!’ reforça respeito às mulheres durante o carnaval carioca - Campanha ‘Não é Não!’ reforça respeito às mulheres durante o carnaval carioca
A campanha “Não é Não! Respeite a decisão”, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ), foi intensificada durante os blocos de carnaval neste fim de semana e continuará em grandes eventos da festividade carioca. No sábado, a ação ocorreu no Ensaios da Anitta, na Marina da Glória, e no domingo, esteve presente no megabloco SeráQAbre?, que atraiu milhares de foliões no Centro do Rio, com a participação da cantora Pabllo Vittar. O foco da campanha é promover o respeito às mulheres.
Durante o evento na Marina da Glória, banheiros e áreas de grande circulação receberam cartazes informativos sobre o combate ao assédio e canais de ajuda. No desfile do SeráQAbre?, representantes da SEM-RJ e do Programa Rio Sem LGBTIfobia subiram no trio elétrico para reforçar a mensagem da campanha. Equipes da SEM-RJ também distribuíram materiais informativos e divulgaram o aplicativo Rede Mulher, que oferece serviços como acionamento da Central 190 e registro de ocorrências online.
A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, destacou a importância de levar a mensagem de respeito e segurança aos eventos de carnaval, afirmando que “o carnaval precisa ser um espaço de celebração, respeito e segurança”. O superintendente de Políticas para LGBTI+, por sua vez, enfatizou que o carnaval deve refletir diversidade e inclusão, oferecendo suporte 24 horas para casos de LGBTIfobia pelo Disque Cidadania e Direitos Humanos.
A campanha é parte do Protocolo Não é Não! Respeite a decisão, que visa garantir segurança a mulheres em eventos públicos e privados. Desde 2023, a SEM-RJ tem ampliado sua atuação em grandes eventos culturais e esportivos, buscando tornar o carnaval mais seguro e inclusivo para todas as mulheres.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.