19 de jan 2025
Lula inicia o ano com reunião ministerial e destaca nova estratégia de comunicação
O governo Lula enfrenta desafios de comunicação após crise do PIX, impactando sua imagem. Sidônio Palmeira assume a Secom, com expectativa de reformular a comunicação governamental. Lula cobrará alinhamento e entregas dos ministros na primeira reunião ministerial de 2025. Novas trocas ministeriais visam fortalecer a base política e atender demandas do Centrão. A comunicação unificada é crucial para o governo, especialmente em tempos de desinformação.
Sidônio Palmeira: uma marca para chamar de minha (Foto: Brenno Carvalho/Ag. O Globo)
Ouvir a notícia:
Lula inicia o ano com reunião ministerial e destaca nova estratégia de comunicação
Ouvir a notícia
Lula inicia o ano com reunião ministerial e destaca nova estratégia de comunicação - Lula inicia o ano com reunião ministerial e destaca nova estratégia de comunicação
O Palácio do Planalto identificou a necessidade de uma marca para o governo, levando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a convidar Sidônio Palmeira para assumir a Secretaria de Comunicação Social (Secom). A proposta é que a nova gestão se concentre na diminuição da desigualdade e no crescimento econômico, mas a recente crise envolvendo o PIX trouxe à tona a questão da taxação como um dos principais traços do governo.
Nesta segunda-feira, Lula realizará a primeira reunião ministerial de 2025, onde cobrará resultados e alinhará a comunicação entre as pastas. A troca na Secom, que ocorreu na semana passada, gerou tensões devido à crise das fake news relacionadas ao PIX. Sidônio, que já se destacou como um dos principais conselheiros do presidente, terá um papel central, com a expectativa de que suas análises e decisões sejam levadas em conta antes do lançamento de ações governamentais.
Desde o início do terceiro mandato, Lula já promoveu sete alterações em sua equipe, visando fortalecer sua base no Congresso e garantir apoio para a eleição de 2026. As mudanças têm como objetivo atrair mais partidos para a órbita do governo, e a expectativa é que novas trocas ocorram após o carnaval, com foco em atender as demandas do Centrão por mais espaço na Esplanada.
A reunião de hoje ocorrerá na Granja do Torto, onde Lula avaliará a comunicação do governo e as estratégias para combater a desinformação. Sidônio, que já atuou na campanha presidencial de 2022, é visto como um agente de mudança, e sua chegada à Secom é parte de uma tentativa de reformular a comunicação do governo nos últimos dois anos do mandato. Atualmente, a Esplanada conta com 39 ministros, representando diversos partidos, e há uma crescente pressão por uma articulação mais eficaz com o Congresso.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.