Política

Oposição se une a Alcolumbre para reverter inelegibilidade de Jair Bolsonaro

Davi Alcolumbre será eleito presidente do Senado com amplo apoio político. O acordo inclui a possibilidade de reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Alcolumbre busca aliança de longo prazo com a oposição e apoio do governo Lula. Oito senadores se apresentam como adversários, mas sem real ameaça à eleição. A oposição acredita que terá maioria no Senado nas eleições de 2026.

Davi Alcolumbre (União-AP) (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Davi Alcolumbre (União-AP) (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Ouvir a notícia

Oposição se une a Alcolumbre para reverter inelegibilidade de Jair Bolsonaro - Oposição se une a Alcolumbre para reverter inelegibilidade de Jair Bolsonaro

0:000:00

Davi Alcolumbre (União-AP) deve ser eleito presidente do Senado neste sábado (1º), com o apoio da maioria da oposição e da base do governo Lula. Essa aliança indica um compromisso de "longo prazo" entre a articulação bolsonarista no Senado, visando colocar em pauta um projeto que reverte a inelegibilidade de Jair Bolsonaro antes de 2026. O acordo foi articulado por figuras como Ciro Nogueira (PP-PI) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que garantiram a Alcolumbre que sua eleição seria viável apenas com o apoio de Lula, mas que uma aliança com a oposição poderia assegurar sua reeleição em 2027.

Os líderes da oposição informaram a Alcolumbre que, nas eleições de 2026, esperam conquistar a maioria no Senado, independentemente da candidatura de Lula à reeleição. O acordo firmado promete proporcionar uma estabilidade inédita ao futuro presidente do Senado, que deverá fazer gestos em direção à oposição, como a votação de um projeto que permita ao Congresso reverter declarações de inelegibilidade da Justiça Eleitoral, beneficiando diretamente Bolsonaro.

Alcolumbre deve contar com cerca de 30 votos da oposição, apesar de ter três apoiadores de Bolsonaro como adversários. Os senadores Girão, Marcos do Val e Marcos Pontes se apresentam como pré-candidatos à presidência do Senado, mas, segundo um líder oposicionista, "juntando os três, não tem um adversário de verdade". Essa dinâmica reflete a complexidade das alianças políticas em um cenário de disputas acirradas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela