03 de fev 2025
Novo voo de deportados dos EUA chega ao Brasil na sexta-feira por Fortaleza
Um novo voo de deportados brasileiros dos EUA chega em Fortaleza na sexta feira. A mudança de Belo Horizonte para Fortaleza visa evitar o uso de algemas. A decisão foi sugerida pelo presidente Lula em reunião no Ministério das Relações Exteriores. O primeiro voo, em 24 de agosto, gerou polêmica pelo uso de algemas durante o desembarque. O governo brasileiro protestou contra a prática da imigração norte americana, buscando melhorias.
Voo com brasileiros deportados dos EUA (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Novo voo de deportados dos EUA chega ao Brasil na sexta-feira por Fortaleza
Ouvir a notícia
Novo voo de deportados dos EUA chega ao Brasil na sexta-feira por Fortaleza - Novo voo de deportados dos EUA chega ao Brasil na sexta-feira por Fortaleza
Um novo voo fretado com brasileiros deportados dos Estados Unidos está previsto para chegar na próxima sexta-feira, dia 7. Este é o segundo grupo a retornar desde o início da gestão de Donald Trump. A principal mudança nesta operação é que, ao invés de desembarcarem em Belo Horizonte, os deportados chegarão pelo Aeroporto de Fortaleza, uma decisão que visa evitar que o grupo sobrevoe o Brasil algemado.
A sugestão para a mudança de destino foi feita pelo presidente Lula durante uma reunião no Ministério das Relações Exteriores, realizada nesta segunda-feira, dia 3. Um novo encontro, agendado para esta terça-feira, dia 4, contará com a presença de representantes de autoridades locais do Ceará e de outros órgãos do governo federal, onde serão definidos os detalhes logísticos da chegada do voo e da assistência aos deportados.
No primeiro voo, que ocorreu no dia 24 de janeiro, os 88 brasileiros desembarcaram algemados, gerando polêmica sobre as condições enfrentadas durante o trajeto. A Polícia Federal informou que o uso de algemas é uma prática comum em voos fretados para repatriação, mas elas devem ser retiradas ao pousar no Brasil, já que os deportados não são considerados prisioneiros. Contudo, no último desembarque em Manaus, os brasileiros permaneceram algemados.
Diante da situação, o governo brasileiro protestou contra o que chamou de “uso indiscriminado de algemas” por parte da imigração norte-americana. A mudança para o Aeroporto de Fortaleza é uma resposta a essa conduta, permitindo que os deportados retirem as algemas antes de seguirem para seus destinos finais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.