20 de fev 2025
Big techs confirmam presença em seminário do PL após recusarem convite da AGU
O seminário do Partido Liberal em Brasília contou com a presença de big techs, como Meta e Google. Representantes do X e Google defenderam liberdade de expressão e apresentaram a IA Gemini. As big techs haviam recusado convite da AGU para discutir moderação de conteúdo. Jair Bolsonaro fez sua primeira aparição pública após denúncias criminais, minimizando as acusações. O evento reflete a postura das empresas em relação à regulamentação das redes sociais no Brasil.
Seminário de comunicação do PL acontece nesta quinta e sexta, 20 e 21, em Brasília (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Big techs confirmam presença em seminário do PL após recusarem convite da AGU
Ouvir a notícia
Big techs confirmam presença em seminário do PL após recusarem convite da AGU - Big techs confirmam presença em seminário do PL após recusarem convite da AGU
O seminário de comunicação organizado pelo Partido Liberal, liderado por Jair Bolsonaro, em Brasília, nos dias 20 e 21 de fevereiro, conta com a presença confirmada de grandes empresas de tecnologia, como Meta, Google, Kwai, TikTok e X (antigo Twitter). Até o momento, representantes do Google e do X discursaram, destacando a importância da liberdade de expressão. A representante do X afirmou que a plataforma é “uma praça pública digital” e apresentou o sistema de Notas da Comunidade, que substitui as equipes de moderação.
As big techs, que recentemente recusaram um convite da Advocacia-Geral da União (AGU) para discutir políticas de moderação de conteúdo, têm enfrentado pressão do governo federal. A AGU solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a regulamentação das redes sociais, mas os processos estão paralisados devido a um pedido de vista do ministro André Mendonça. A AGU pediu agilidade no andamento do caso, evidenciando a urgência da questão.
Globalmente, X e Meta têm se alinhado ao governo conservador de Donald Trump, defendendo a liberdade de expressão e se opondo a regulamentações. A participação dessas empresas no evento do PL reflete essa postura em nível nacional. O Google, em resposta a questionamentos, destacou sua participação em eventos para treinar profissionais em novas tecnologias, enquanto o Kwai confirmou que participará com um treinamento.
Durante o seminário, o ex-presidente Jair Bolsonaro fez sua primeira aparição pública após ser denunciado criminalmente por tentativa de golpe de estado. Ele minimizou a gravidade da denúncia, afirmando: “Eu caguei para a prisão”, e criticou os ministros do STF, insinuando que as eleições de 2022 foram fraudulentas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.