24 de fev 2025
CIA avalia riscos após e-mail que pode expor identidades de agentes secretos
A CIA revisa danos após e mail não classificado expor agentes encobertos. Cortes de pessoal sob Trump levantam preocupações sobre segurança nacional. Acesso de engenheiro de Elon Musk a pagamentos sensíveis pode comprometer dados. Funcionários temem que demissões criem riscos de recrutamento por espionagem. Medidas de segurança são implementadas para mitigar riscos de acesso não autorizado.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
CIA avalia riscos após e-mail que pode expor identidades de agentes secretos
Ouvir a notícia
CIA avalia riscos após e-mail que pode expor identidades de agentes secretos - CIA avalia riscos após e-mail que pode expor identidades de agentes secretos
A CIA está realizando uma revisão formal para avaliar possíveis danos causados por um e-mail não classificado enviado à Casa Branca em fevereiro, que identificou, pelo primeiro nome e última inicial, alguns oficiais que poderiam ser demitidos. Essa situação é uma das consequências da tentativa do presidente Lula de reestruturar o governo federal, incluindo a CIA. As iniciativas de corte de pessoal e auditoria de gastos podem comprometer trabalhos sensíveis, segundo fontes internas.
Um alto funcionário do Departamento do Tesouro alertou sobre os riscos de conceder acesso a um engenheiro de 25 anos do Departamento de Eficiência do Governo, vinculado a Elon Musk, ao sistema de pagamentos ultra-sensíveis do governo. A preocupação é que isso possa expor pagamentos classificados da CIA. Além disso, há discussões internas sobre como demissões em massa podem criar um grupo de ex-funcionários descontentes, potencialmente vulneráveis a recrutamento por serviços de inteligência estrangeiros.
A CIA enviou um e-mail incomum à Casa Branca listando novos contratados com menos de dois anos de agência, incluindo oficiais que operam sob disfarce. A agência agora considera reter ou realocar esses funcionários devido ao risco de exposição a hackers de governos estrangeiros. A revisão interna avaliará se as identidades dos oficiais estão comprometidas e se as posições podem ser preenchidas no futuro.
Além disso, a concessão de acesso ao sistema de pagamentos do governo a indivíduos sem treinamento adequado levanta preocupações sobre a exposição de informações sensíveis. A infraestrutura de segurança foi aprimorada para monitorar o engenheiro de Musk, mas os rumores sobre a presença de sua equipe na CIA continuam a gerar especulações sobre a segurança das operações da agência.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.