28 de fev 2025
Mudanças no Cadastro Único prometem agilidade e integração a partir de março
O Cadastro Único (CadÚnico) será atualizado em 17 de março de 2025. Nova plataforma permitirá cruzamento de dados online e agilidade nas inscrições. Inscrições são para famílias com renda até três salários mínimos mensais. MDS informou que o portal ficará fora do ar entre 1º e 16 de março. Mudanças visam facilitar a verificação de dados usando o CPF dos inscritos.
Plataforma do Gov.Br (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Mudanças no Cadastro Único prometem agilidade e integração a partir de março
Ouvir a notícia
Mudanças no Cadastro Único prometem agilidade e integração a partir de março - Mudanças no Cadastro Único prometem agilidade e integração a partir de março
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou mudanças no sistema do Cadastro Único (CadÚnico), que entrarão em vigor em março de 2024. A última atualização do CadÚnico ocorreu em 2010. A nova versão será disponibilizada no dia 17 de março, e o portal dos gestores ficará fora do ar entre 1º e 16 de março, período escolhido estrategicamente para coincidir com o Carnaval.
O CadÚnico é fundamental para mais de 40 programas sociais do Governo Federal, incluindo o Bolsa Família, e atualmente conta com mais de 40 milhões de famílias cadastradas, totalizando cerca de 94 milhões de pessoas. O Cadastro Único é um instrumento que coleta informações sobre famílias de baixa renda, sendo necessário que as famílias tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total. As inscrições podem ser feitas nas unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).
As mudanças previstas para o CadÚnico incluem uma nova plataforma que permitirá o cruzamento de dados online de diferentes bases do Governo Federal, além da automatização de processos. A principal inovação será a agilidade no funcionamento do sistema a partir do CPF do usuário, o que facilitará a verificação da veracidade das informações e a identificação de pendências. Essa integração também possibilitará a conexão com a nova Carteira de Identidade Nacional e outras bases biométricas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.