05 de mar 2025
Drama nos consulados de Portugal: brasileiros enfrentam atrasos e paralisações nos vistos
Consulados de Portugal no Brasil enfrentam salários baixos e sobrecarga de trabalho. Paralisação até março limitará atendimento a um dia por semana, gerando incertezas. A conclusão de pedidos de vistos pode demorar até oito meses, causando protestos. Brasil terá cinco novos vice consulados para atender à crescente demanda por serviços. Aumento de mais de 10% nos processos protocolados intensifica a pressão sobre os consulados.
Brasileiros protestam, em janeiro deste ano, na porta do consulado português em São Paulo. (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Drama nos consulados de Portugal: brasileiros enfrentam atrasos e paralisações nos vistos
Ouvir a notícia
Drama nos consulados de Portugal: brasileiros enfrentam atrasos e paralisações nos vistos - Drama nos consulados de Portugal: brasileiros enfrentam atrasos e paralisações nos vistos
Os consulados de Portugal no Brasil enfrentam desafios significativos, com funcionários reclamando de salários defasados e sobrecarga de trabalho, enquanto brasileiros protestam contra atrasos nos vistos. Uma nova complicação surge com a anunciada paralisação até o fim de março, que prevê apenas um dia de trabalho por semana, às sextas-feiras. Após o carnaval, muitos brasileiros expressam suas incertezas nas redes sociais, questionando quando seus pedidos de vistos serão processados.
Os consulados esperavam a chegada de cinquenta novos funcionários para acelerar o atendimento, mas foram surpreendidos por essa nova movimentação. Uma fonte do consulado do Rio confirmou que, após o carnaval, o trabalho efetivo só recomeçará na sexta-feira. Além disso, o Brasil receberá cinco novos consulados, com a promoção de vice-consulados em Belém, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e Recife, em resposta ao aumento da demanda pelos serviços consulares.
A procura por vistos por parte dos brasileiros aumentou significativamente, com a conclusão dos processos podendo levar até oito meses. O volume de pedidos protocolados nos consulados cresceu mais de 10%, contribuindo para a sobrecarga de trabalho. O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) acredita que as promoções ajudarão a agilizar os atendimentos, embora os vice-consulados tenham limitações em relação aos serviços que podem oferecer.
A coluna entrou em contato com o MNE para esclarecer como o ministério planeja atuar em março e se as análises dos pedidos de vistos e a promoção dos vice-consulados estão mantidas. A resposta será divulgada assim que recebida.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.