Política

Trump prorroga isenção de tarifas sobre carros do Canadá e México por um mês

Donald Trump anunciou isenção de um mês para tarifas sobre automóveis do Canadá e México. A medida surge após tarifas de 25% serem reimpostas, válidas desde 4 de agosto. Trudeau mantém tarifas retaliatórias, desafiando a decisão de Trump e suas justificativas. Conversas entre líderes visam melhorar fiscalização de fronteiras e combater tráfico de drogas. Trump expressou insatisfação com os esforços canadenses contra o fentanil, destacando mortes.

Donald Trump e Justin Trudeau durante encontro de líderes da Otan em Londres, em 4 de dezembro de 2019 (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

Donald Trump e Justin Trudeau durante encontro de líderes da Otan em Londres, em 4 de dezembro de 2019 (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

Ouvir a notícia

Trump prorroga isenção de tarifas sobre carros do Canadá e México por um mês - Trump prorroga isenção de tarifas sobre carros do Canadá e México por um mês

0:000:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma isenção de um mês para as importações de automóveis do Canadá e do México, conforme informado pela Casa Branca nesta quarta-feira, 5 de fevereiro. Essa isenção é uma exceção à nova taxação de 25% que entrou em vigor na terça-feira, 4 de fevereiro, e se aplica a veículos que venham pelo USMCA, o acordo de livre comércio da América do Norte.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, revelou que Trump se reuniu com líderes de montadoras como Ford, General Motors e Stellantis, orientando-os a transferir a produção para os Estados Unidos. Trump também manifestou disposição para negociar isenções adicionais para outros setores, embora o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, tenha se mostrado relutante em suspender as tarifas retaliatórias que foram recentemente implementadas.

Trudeau, por sua vez, reiterou que não há justificativa para as tarifas impostas pelos EUA e que manterá as taxas enquanto as tarifas americanas não forem suspensas. O gabinete de Trudeau informou que as conversas entre os dois países continuarão ao longo do dia. A medida de isenção já havia sido mencionada anteriormente pelo secretário de comércio dos EUA, Howard Lutnick, que indicou que outros setores poderiam ser beneficiados.

Trump expressou insatisfação com os esforços do Canadá para conter o tráfico de fentanil, afirmando que não estava convencido de que as medidas adotadas foram suficientes. Em uma publicação em sua rede social, Truth Social, Trump destacou a gravidade da situação, mencionando que muitas pessoas morreram devido ao fentanil que atravessou as fronteiras. A conversa entre Trump e Trudeau terminou de forma "um pouco" amigável, segundo o presidente americano.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela