06 de mar 2025
Lula adia reunião sobre indicações a tribunais devido a cenário indefinido no STJ
O presidente Lula adiou reunião sobre indicações ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Motivo do adiamento é o "cenário embolado" nas escolhas pendentes desde outubro. Favoritos incluem Carlos Brandão e Sammy Barbosa, com Maria Marluce Caldas em destaque. Nomeação de Marluce pode garantir apoio político crucial para 2026 em Alagoas. Lula também deve anunciar medidas contra a alta dos preços dos alimentos hoje.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: EVARISTO SA / AFP)
Ouvir a notícia:
Lula adia reunião sobre indicações a tribunais devido a cenário indefinido no STJ
Ouvir a notícia
Lula adia reunião sobre indicações a tribunais devido a cenário indefinido no STJ - Lula adia reunião sobre indicações a tribunais devido a cenário indefinido no STJ
O presidente Lula adiou a reunião programada para esta tarde com ministros, que abordaria as indicações para os tribunais de Justiça. O motivo, segundo integrantes do governo, é o “cenário embolado” referente às duas vagas do Superior Tribunal de Justiça (STJ). As listas tríplices com seis nomes estão com o presidente desde outubro, mas ele ainda não decidiu sobre os escolhidos. Uma vaga será ocupada por um desembargador e a outra por um membro do Ministério Público.
No que diz respeito à vaga de desembargador, o nome de Carlos Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), é considerado favorito. Para a vaga do Ministério Público, a disputa está entre o procurador Sammy Barbosa, que conta com a preferência dos ministros do STJ, e a procuradora de Justiça Maria Marluce Caldas. A nomeação de Caldas pode ser estratégica, pois ela é tia do prefeito reeleito de Maceió, João Henrique Caldas, que tem ligações com o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A reunião, que deve ocorrer na próxima semana, também discutirá as indicações para os Tribunais Regionais Federais que estão pendentes. Além disso, a reunião com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Jorge Messias (AGU) e Manoel Carlos (interino da Justiça) foi adiada sem nova data definida. Lula havia planejado discutir as nomeações de desembargadores dos tribunais eleitorais, mas a alta dos preços dos alimentos alterou a pauta do governo, e ele deve anunciar medidas para enfrentar a inflação ainda hoje.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.