Política

Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha assumem ministérios em cerimônia com Lula no Planalto

Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha tomam posse hoje no Palácio do Planalto. Gleisi assume articulação política, substituindo Padilha na Saúde. Mudanças ministeriais são parte da reforma iniciada em janeiro por Lula. Nísia Trindade foi demitida após evento no Planalto, gerando controvérsias. Humberto Costa foi eleito presidente interino do PT até julho de 2025.

Gleisi Hoffmann, Lula e Alexandre Padilha posam para foto durante reunião no Palácio do Planalto, no último dia 28 de fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Gleisi Hoffmann, Lula e Alexandre Padilha posam para foto durante reunião no Palácio do Planalto, no último dia 28 de fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouvir a notícia

Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha assumem ministérios em cerimônia com Lula no Planalto - Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha assumem ministérios em cerimônia com Lula no Planalto

0:000:00

Na tarde desta segunda-feira, Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha tomarão posse como novos ministros da Secretaria de Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente. A cerimônia ocorrerá no Palácio do Planalto, às 15h, com a presença do presidente Lula. Gleisi assumirá a articulação política do governo, substituindo Padilha, que por sua vez, assume a Saúde no lugar de Nísia Trindade.

Essas mudanças fazem parte da reforma ministerial do governo Lula, que teve início em janeiro. A troca de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação foi uma das primeiras alterações. Nísia foi demitida no dia 25 de fevereiro, logo após um evento no Planalto, onde discursou. Inicialmente, a posse de Padilha estava marcada para 6 de março, mas foi adiada.

No dia 28 de fevereiro, Lula convidou Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais. Como ela ainda ocupava a presidência nacional do PT, sua posse foi agendada para dez dias após o anúncio. Na última sexta-feira, a Comissão Executiva Nacional do partido elegeu o senador Humberto Costa, de Pernambuco, como presidente interino até 6 de julho, quando ocorrerá a eleição do novo comando da sigla.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela