11 de mar 2025
Deputado propõe internação compulsória de moradores de rua em Santa Catarina
O deputado Carlos Humberto (PL) propôs lei para internação compulsória em SC. A internação pode ocorrer com ou sem consentimento do paciente. Assistência pode ser solicitada por familiares ou profissionais de saúde. A proposta proíbe pedidos de internação apenas por policiais ou segurança pública. Cadastro para acompanhamento multidisciplinar será criado para assistidos.
Pessoa em situação de rua (Foto: Gabriel de Paiva)
Ouvir a notícia:
Deputado propõe internação compulsória de moradores de rua em Santa Catarina
Ouvir a notícia
Deputado propõe internação compulsória de moradores de rua em Santa Catarina - Deputado propõe internação compulsória de moradores de rua em Santa Catarina
O deputado Carlos Humberto (PL), de Balneário Camboriú, propôs uma lei em Santa Catarina que visa implementar uma política de internação compulsória para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade. A proposta permite a internação involuntária, com ou sem o consentimento do paciente, e pode ser solicitada por familiares, representantes legais ou servidores da saúde com a aprovação de um médico especializado.
Entretanto, a proposta estabelece que a internação não pode ser requisitada apenas por policiais ou servidores de segurança pública. Além disso, o projeto prevê a criação de um cadastro para monitoramento multidisciplinar dos assistidos, que será alimentado por um banco de dados específico para pessoas em situação de rua, sendo a inclusão condicionada ao consentimento.
Os critérios para a internação incluem a presença de dependência química crônica, um quadro clínico que cause danos a si mesmo ou a terceiros, ou ainda um estado de alienação ou confusão mental. A proposta busca atender a uma demanda por assistência a essa população vulnerável, mas levanta questões sobre os direitos e a autonomia dos indivíduos afetados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.