Política

Programa Juro por Educação reduz evasão escolar e impulsiona formação técnica

O ministro da Educação, Camilo Santana, lançou o programa Juros por Educação. O objetivo é aumentar a cobertura do ensino técnico de 11% para 36% em cinco anos. Recursos da dívida dos Estados financiarão a educação técnica, reduzindo a evasão. Parcerias com o Sistema S e universidades são essenciais para o sucesso do programa. Levantamento indica que 80% dos alunos preferem ensino médio com formação técnica.

Ministro da Educação, Camilo Santana (PT) (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ministro da Educação, Camilo Santana (PT) (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouvir a notícia

Programa Juro por Educação reduz evasão escolar e impulsiona formação técnica - Programa Juro por Educação reduz evasão escolar e impulsiona formação técnica

0:000:00

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2024, que o programa Juros por Educação tem como objetivo fortalecer a economia e reduzir a evasão escolar. Segundo ele, “os alunos ficam mais motivados por terem uma profissão no fim do ensino médio.” O programa permite que o governo federal destine uma parte dos juros da dívida dos Estados para a educação técnica.

Santana enfatizou que o foco será o ensino técnico profissionalizante, com a meta de alcançar, em cinco anos, o patamar da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que possui cerca de 36% de seus estudantes nessa modalidade. Atualmente, o Brasil conta com apenas 11% de alunos do ensino técnico no ensino médio.

Para atingir essa meta, o ministro sugere a possibilidade de parcerias com o Sistema S, universidades públicas e a rede particular de ensino. Em um levantamento realizado em 2023, foi identificado que 80% dos alunos demonstram interesse em cursar o ensino médio integrado com formação técnica. Santana afirmou que essa formação proporciona aos jovens mais confiança na carreira que desejam seguir.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela