18 de mar 2025
População brasileira revela desconhecimento sobre golpe e divide opiniões sobre Bolsonaro
Pesquisa do Ipec/Ipsos revela que 67% da população está mal informada sobre investigações. Julgamento de Jair Bolsonaro e ex auxiliares está agendado para 25 de março. Opinião pública dividida: 42% acreditam em participação de Bolsonaro na conspiração. Quarenta e cinco por cento consideram que Bolsonaro é alvo de perseguição política. Estudo foi realizado em 131 municípios, com 2 mil entrevistas e margem de erro de 2%.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, durante ato com apoiadores em Copacabana, no último domingo, 16 (Foto: Pablo PORCIUNCULA/AFP)
Ouvir a notícia:
População brasileira revela desconhecimento sobre golpe e divide opiniões sobre Bolsonaro
Ouvir a notícia
População brasileira revela desconhecimento sobre golpe e divide opiniões sobre Bolsonaro - População brasileira revela desconhecimento sobre golpe e divide opiniões sobre Bolsonaro
Uma pesquisa realizada pelo instituto Ipec/Ipsos entre os dias 7 e 11 de março revela que a população brasileira possui pouco conhecimento sobre as investigações da Polícia Federal (PF) relacionadas à tentativa de golpe de estado após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. O estudo foi realizado cerca de duas semanas antes do início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou a análise do recebimento da denúncia para o dia 25 de março.
Os dados mostram que 42% dos entrevistados se consideram "pouco informados" sobre o trabalho da PF, enquanto 25% afirmaram estar "nada informados". Juntas, essas respostas indicam que dois em cada três pessoas não têm conhecimento suficiente sobre o caso, que pode resultar em acusações formais contra Bolsonaro e seus ex-auxiliares, com risco de prisão. Apenas 13% se disseram "muito informados" e 19% "informados". Outros 2% não souberam ou não quiseram responder.
Quando questionados sobre a participação de Bolsonaro na conspiração para impedir a posse de Lula, 42% afirmaram que "ele participou", enquanto 45% acreditam que "ele está sendo perseguido politicamente". A PF e a PGR indicam que o ex-presidente teve um papel ativo no plano para subverter a democracia no Brasil. Outros 13% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa foi realizada com 2.000 entrevistas em 131 municípios de todas as regiões do Brasil, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.