28 de mar 2025
Lula apresenta sinais de recuperação na popularidade, segundo dados do Planalto
A popularidade de Lula mostra sinais de recuperação com medidas como a isenção do Imposto de Renda. Novas pesquisas devem confirmar a tendência.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva em Tóquio (Foto: Kazuhiro NOGI / AFP)
Ouvir a notícia:
Lula apresenta sinais de recuperação na popularidade, segundo dados do Planalto
Ouvir a notícia
Lula apresenta sinais de recuperação na popularidade, segundo dados do Planalto - Lula apresenta sinais de recuperação na popularidade, segundo dados do Planalto
Após enfrentar um período crítico de popularidade, o presidente Lula observou uma leve recuperação em sua aprovação, conforme indicam levantamentos internos do Palácio do Planalto. Nos últimos dias, as pesquisas de opinião, conhecidas como trackings, mostraram que a queda na aprovação do presidente estagnou, o que é visto como um sinal positivo. O instituto Genial/Quaest realizará uma nova pesquisa com 4,5 mil pessoas, cujo resultado será divulgado na próxima semana, para confirmar se essa estabilidade se traduz em uma recuperação real.
Sidônio Palmeira, chamado para ajudar a reverter a popularidade em declínio de Lula, completará três meses no cargo com alguns avanços visíveis. Dados da Secretaria de Comunicação da Presidência indicam que a situação de Lula não piorou entre os eleitores. A recuperação da imagem do presidente, embora ainda incipiente, parece ter ganhado impulso nas últimas semanas, em parte devido a ações de Palmeira. Um interlocutor do PT comentou que "o que andava muito ruim, agora está só ruim".
Entre as medidas que podem ter contribuído para essa leve recuperação estão a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a nova linha de crédito consignado CLT. Aliados de Lula expressam otimismo cauteloso, acreditando que, se as medidas forem implementadas, o presidente pode reverter a situação até maio. No entanto, a viabilidade dessas ações depende da aprovação no Congresso e enfrenta resistência da oposição, que critica o uso do FGTS como garantia para o consignado.
A expectativa é que a pesquisa do Genial/Quaest traga mais clareza sobre a real situação da aprovação de Lula. A estabilidade observada nas pesquisas internas é um indicativo de que o governo pode estar no caminho certo, mas a dúvida persiste sobre a durabilidade dos efeitos das medidas adotadas. A capacidade do governo de manter essa tendência positiva será crucial para a recuperação da popularidade do presidente nos próximos meses.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.